Notícias Externas

Edição 07/01/2012 Jornal UFMG

Educação A: 146 mil candidatos já se inscreveram no Sisu – o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, desde a madrugada desta segunda. O sistema seleciona candidatos às vagas nas instituições públicas de ensino superior que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como única fase no processo seletivo. Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas é de quase 130 mil em 3.052 cursos. Ouça reportagem de Gabriela Costa, Thaiane Bueno.

EDUCACAO COLUNA 07-01-2013.mp3

Educação B: Os gastos com educação não são exclusividade de quem está no ensino superior. Nesta época do ano, pais precisam pesquisar para comprar material escolar por um preço mais em conta. O Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais foi às ruas hoje para fazer um levantamento sobre a diferença de preços entre as papelarias. Ouça reportagem de Thaiane Bueno.

EDUCACAO MATERIAL ESCOLAR 07-01-2013.mp3

Educação C: A grande novidade deste ano no Sistema de Seleção Unificada é a reserva de vagas para alunos de escolas públicas de baixa renda, negros e pardos. As perspectivas da aplicalão da lei foram o assunto da coluna de educação com o pesquisador do projeto “Pensar a Educação, pensar o Brasil”, professor Luciano Mendes, apresentada em agosto do ano passado, que o Jornal UFMG reprisa hoje. Ouça entrevista concedia à jornalista Fernanda Sabino.

EDUCACAO SISU 07-01-2013.mp3

Saúde: O Ministério da Saúde começa neste mês a notificação compulsória para todos os portadores do vírus HIV. Até o momento, a notificação englobava apenas os casos de AIDS, quando o paciente já desenvolveu a doença. O objetivo é acelerar o início do tratamento. Ouça reportagem Thaiane Bueno.

SAUDE HIV 07-01-2013.mp3

Política: 2014 é a data limite para o fim dos lixões no Brasil. O prazo foi estabelecido pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos, sancionado em 2010 com metas para a substituição dos lixões por aterros sanitários, considerados mais ambientalmente corretos. Os prefeitos empossados na última semana tem mais esse desafio para enfrentar nos próximos anos para tornar as cidades mais sustentáveis. Ouça reportagem de Vanessa Bugre e edição de Soraya Fidéles.

POLITICA DESAFIO DOS PREFEITOS 07-01-2013.mp3