Notícias Externas

Edição 07/11/2011 Jornal UFMG

De olho na cidade A: Moradores da Comunidade Dandara aguardam em frente a Câmara Municipal de Belo Horizonte o início da votação do projeto de lei que torna área de interesse social o terreno ocupado pelos sem teto desde 2009. O terreno fica entre os bairros Céu Azul, na região de Venda Nova, e Nova Pampulha, em Contagem e pertence à Construtora Modelo. Se for aprovado, o projeto de autoria do vereador Adriano Ventura, do PT, resulta na desapropriação do terreno, o que na prática interromperia o processo de reintegração de posse, ato que pode acontecer a qualquer momento já que a Justiça reconheceu a propriedade privada. Ouça na íntegra a reportagem de Tacyana Arce.

DE OLHO NA CIDADE - COMUNIDADE DANDARA - 07-11-2011.mp3

De olho na cidade B: Seminário internacional discute indicadores urbanos em Belo Horizonte. O evento reúne pesquisadores da América Latina, Europa e Oriente Médio para discutir formas de avaliação de políticas públicas e desenvolvimento social. O Secretário Municipal Adjunto de Planejamento, Geraldo Herzog, explica porque os indicadores urbanos precisam sempre ser renovados. Ouça na íntegra a reportagem de Tacyana Arce.

DE OLHO NA CIDADE - SEMINARIO INDICADORES URBANOS EM BH - 07-11-2011.mp3

De olho na cidade C: E vai ser aberto hoje às quatro da tarde, na Escola de Engenharia da UFMG, o Vigésimo Quinto Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Na programação do evento estão previstas quatro palestras, cursos e mesas redondas e com a participação de convidados internacionais. A presidente da comissão organizadora do congresso, professora Heloísa Maria Barbosa, aponta os principais gargalos para o transporte no Brasil, assunto que vai ser discutido hoje na abertura do evento. Tacyana Arce. Ouça na íntegra a reportagem de Tacyana Arce.

DE OLHO NA CIDADE - CONGRESSO PESQUSA E ENSINO DE ENGENHARIA - 07-11-2011.mp3

Serviços: Novo serviço de protocolos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Unidade Raja Gabaglia – pretende agilizar os procedimentos de abertura de processos judiciais. Com a novidade, advogados vão poder entregar as petições sem descer do carro. Ouça na íntegra a reportagem de Gabriela Costa.

SERVICOS - UNIDADE RAJA GABAGLIA TRIBUNAL DE JUSTICA DE MINAS GERAIS - 07-11-2011.mp3

Internacional:
As Farc, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, rejeitaram ontem o apelo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, para que a guerrilha seja dissolvida após a morte do número UM do movimento no final de semana. Na primeira reação à morte de de Alfonso Cano, a organização divulgou um comunicado declarando que a paz não vai nascer de qualquer desmobilização.
Entrevistado: Carlos Veriano, professor do departamento de história da América Latina, da PUC Minas.
Entrevista concedia ao jornalista Rafael Lopes.

INTERNACIONAL - FARC - 07-11-2011.mp3

Atualidades: Hoje o assunto da coluna de educação assinada pelo professor da UFMG, Luciano Mendes é relação entre família e escola.
Entrevista concedida a jornalista Tacyana Arce.

ATUALIDADES - FAMILIA E ESCOLA - 07-11-2011.mp3