Notícias Externas

Edição 14/11/2012 Jornal UFMG

De olho na cidade: Enquanto algumas regiões sofrem com o grande volume de chuvas, outras penam com a seca. É o caso da região do semiárido mineiro, que engloba o Norte e Nordeste do estado. Essas áreas também concentram os municípios com menor índice de desenvolvimento humano de Minas. A relação entre a oferta de água e o desenvolvimento foi o tema dos debates desta manhã do seminário Understanding Risks, evento que reúne especialistas e autoridades na capital para debater desastres naturais. Ouça reportagem de Emílio Pio.

DE OLHO NA CIDADE SECA 14-11-2012.mp3

Meio Ambiente: Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Perfil dos Municípios revela que apenas 6,2 por cento das cidades brasileiras possuem Plano de Redução de Riscos. O levantamento divulgado ontem pelo IBGE mostra que nesse quesito, Minas Gerais está um pouco melhor que a média nacional, com 8% dos municípios mapeando os riscos ambientais, geológicos e construtivos da cidade. A pesquisa também revelou que somente 33% dos municípios mineiros têm controle sobre o padrão da água distribuída à população. Hoje, o nosso colunista sobre o meio ambiente, fundador do Projeto Manuelzão e professor da UFMG, Apolo Heringer, fez uma análise desses dados. Ouça entrevista concedia à Júlia Guimarães.

MEIO AMBIENTE BH 14-11-2012.mp3

Feriado: Quem quiser aproveitar o feriado para fazer um programa cultural, já pode conhecer o Largo do Ó que foi revitalizado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cerca de duzentos mil reais do governo de Minas em parceria com o Instituto Yara Tupynambá foram investidos nas obras, que foram entregues hoje à população. Na revitalização, está incluída a recuperação da fachada das casas que ficam no entorno da Igreja do Ó. A edificação é uma das representações do barroco mais importantes do Brasil. A revitalização resgata a autoestima dos moradores e deve aquecer o turismo da cidade. Ouça reportagem de Ramon Bessa.

FERIADO EM BH 14-11-2012.mp3