Notícias Externas

Edição 19/12/2011 Jornal UFMG

De olho na Cidade: A chuva forte em Belo Horizonte volta a provocar transtornos em praticamente toda Belo Horizonte. Até ontem, apenas na capital mineira, foram 176 chamados à Defesa Civil. Ouça na íntegra a reportagem de Ana Cristina Rabelo.

DE OLHO NA CIDADE CHUVAS EM BELO HORIZOTE - 19-12-2011.mp3

Trânsito: Com o aumento do movimento nas estradas no final do ano e as chuvas fortes aumenta também o número de acidentes nas estradas. Hoje pela manhã foram registrados 2 acidentes nas rodovias federais que chegam à capital mineira e uma pessoa morreu em acidente na BR 040 no município de esmeraldas. Ouça na íntegra a reportagem de Monizy Amorim.

TRANSITO - CHUVAS ACIDENTES - 19-12-2011.mp3

Retrospectiva: A aprovação do PNE ficou para 2012. A decisão foi tomada na semana passada pelos deputados da Comissão Especial que analisavam o projeto na Câmara. Aumento de vagas em creches, ampliação de escolas em tempo integral e expansão de matrículas em cursos técnicos e superior estão entre as 20 metas previstas para a área educacional na próxima década. D Ouça na íntegra a reportagem de Soraya Fideles e Vanessa Bugre.

Educação: Segunda feira é dia de falar de educação com nosso colunista professor Luciano Mendes, da faculdade de Educação da UFMG. A tema de hoje é a educação infantil, objeto da primeira meta do novo Plano Nacional de Educação, que pretende Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Entrevista concedia ao jornalista Felipe Sartoreto.

EDUCACAO - PNE - 19-12-2011.mp3

Internacional: Morre o líder e ditador norte-coreano, Kim Jong-il, aos 69 anos vítima de um ataque cardíaco. O ditador morreu no ultimo sábado mas somente hoje a notícia foi divulgada pela televisão estatal do país. Algumas horas após o anuncio da morte, Kim Jong- Un, filho mais novo do ditador, foi anunciado pela agência estatal KCNA como o grande sucessor do sistema revolucionário da Coréia do Norte.
Entrevistado: Ricardo Ghizi Corniglion, professor de Política Internacional e doutor em Geografia pela Puc Minas.
Entrevista concedia a jornalista Fernanda Sabino.

INTERNACIONAL - DITADOR NORTE COREANO - 19-12-2011.mp3