Notícias Externas

Edição 23/09/2011 Jornal UFMG

Educação: Termina hoje o prazo para que os professores designados, ou seja, aqueles que têm apenas contratos temporários com o governo do Estado, encerrem a greve e voltem à sala de aula. Quem não retornar vai perder o emprego. O Sindicato questiona a medida, já que isso configuraria impedimento do direito de greve. Ouça íntegra a reportagem de Monizy Amorim.

EDUCACAO - GREVE DOS PROFESSORES - 23-09-2011.mp3

Vestibular: Número de inscritos no vestibular da UFMG 2012 cai de mais de setenta mil no ano passado, para menos de sessenta e dois mil neste ano. A greve dos professores da rede estadual de Minas, que já dura mais de 100 dias, pode ter tido impacto na queda das inscrições. Ouça íntegra a reportagem de Júlia Guimarães.

VESTIBULAR - VESTIBULAR UMFG 2011 - 23-09-2011.mp3

Passagens Metropolitanas: Desde o início da semana você acompanha aqui no Jornal UFMG uma série de reportagens que trata dos desafios para a mobilidade urbana na região metropolitana da capital. Hoje você vai descobrir porque problemas como a falta vias entre as cidades, as más condições das entradas causam prejuízos para a economia das cidades da Grande BH. È o que você confere na última reportagem da série “Passagens Metropolitanas”. Ouça íntegra a reportagem de Júlia Guimarães e Rafael Lopes.

PASSAGENS METROPOLITANAS - CONDICOES DAS ESTRADAS - 23-09-2011.mp3

Atualidades: O assunto hoje é aprovação da Emenda 29, emenda polêmica que movimentou a semana em Brasília.
Entrevistado: Carlos Ranulfo, professor do departamento de Ciência Política da UFMG
Entrevista concedida a jornalista Tacyana Arce.

ATUALIDADES - EMENDA 29 - 23-09-2011.mp3

Cidadania: A partir de novembro deste ano, mulheres em situação de extrema pobreza que tenham bebês de até SEIS meses de idade vão passar a receber o Bolsa Nutriz, benefício do Programa Bolsa família. Ao anunciar os novos benefícios, o governo precisou se defender das críticas de que a ampliação seria um estímulo para que os casais tivessem mais filhos.
Entrevistada: Natália Sátiro, professora do departamento de Ciência Política da UFMG.
Entrevista concedia a repórter Fernanda Sabino.

CIDADANIA - BOLSA NUTRIZ - 23-09-2011.mp3