Pesquisa e Inovação

Em ato nesta quarta-feira, comunidade protesta contra a fusão das áreas de C&T e Comunicações em um só ministério

Manisfestantes vão se reunir no gramado em frente ao prédio da Reitoria
Manisfestantes vão se reunir no gramado em frente ao prédio da Reitoria Foca Lisboa / UFMG

Nesta quarta, 8, a comunidade acadêmica vai se reunir no gramado da Reitoria, campus Pampulha, a partir do meio-dia, para ato de protesto contra a fusão dos antigos ministérios das Comunicações e de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

O evento, que terá a presença do reitor Jaime Ramírez e da vice-reitora Sandra Goulart Almeida, contará com falas de pesquisadores da UFMG e representantes dos professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.

Já confirmaram participação como oradores os professores Eduardo Fleury Mortimer, da Faculdade de Educação, Israel Vainsencher, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e Eli Iola Andrade, da Faculdade de Medicina.

De acordo com o professor Sebastião de Pádua, do ICEx, um dos organizadores do ato, a iniciativa foi motivada pelo sucesso do movimento que levou o governo a retroceder da decisão de unir Cultura e Educação no mesmo ministério e por entrevistas concedidas nos últimos dias pelos presidentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e da Academia Brasileira de Ciências, (ABC), Luiz Davidovich, que se posicionaram contra a fusão.

“Nas últimas duas décadas, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação teve atuação importante no estímulo à produção científica e tem contado com gestão de pesquisadores”, afirma Sebastião de Pádua. “Juntar as áreas em um mesmo ministério passa a mensagem de que a ciência é menos relevante e tende a provocar redução de financiamentos." O evento também é aberto à comunidade externa à UFMG.

Conselho Universitário: fusão é retrocesso
Na noite desta segunda-feira, dia 6, o Conselho Universitário divulgou nota à comunidade na qual qualifica de "grave retrocesso" a fusão dos dois ministérios. Na avaliação dos integrantes da instância máxima de deliberação da UFMG, a atuação do Ministério nas últimas três décadas foi decisiva para a consolidação de um sistema nacional de ciência e tecnologia e estimulou os estados da federação a estruturar suas respectivas secretarias de C&T e agências de fomento.

Leia a nota.