Pesquisa e Inovação

Em conferência, professor argentino aborda emoções políticas na contemporaneidade

Claudio Maíz é crítico dos consensos que permeiam a sociedade

Claudio Maíz: anomia social
Claudio Maíz: anomia social Youtube / Uncuyo

O papel das emoções nas sociedades modernas será abordado pelo professor Claudio Maíz, da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), na conferência Sentimos, logo pensamos? Emoções políticas contemporâneas, que será ministrada na próxima segunda-feira, 2 de outubro, a partir das 19h, no auditório Professor Bicalho, da Fafich.

Aberta ao público, a conferência será ministrada em espanhol, sem tradução simultânea.  As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.

De acordo com Maíz,  há uma tradição que mantém paixão e razão como dimensões rivais, o que revela as profundas diferenças ideológicas que as separam. Nesse contexto, o conferencista abordará os estudos sociológicos de anomia social – ausência de objetivos e regras – na era da globalização, a medicalização da tristeza, a exclusão de emoções negativas e outros consensos do mundo globalizado “de resultados suspeitos, mais ideológicos do que verdadeiramente democráticos”.

Na conferência, o professor defenderá o dissenso como alternativa ao que chama de “simulacro amoroso” propagado como natural no mundo moderno.  “O ato de dissidência contribui para a geração de novos conhecimentos. A dissidência é uma teoria, mas também uma prática. As sociedades  – ou melhor, partes delas  – parecem marchar de forma disciplinada, abandonando convicções e deixando-se arrastar pelo atraente hedonismo narcisista. Propomos uma intervenção nesse curso, um ‘giro afetivo’ nas ciências humanas e sociais", explica Maíz. 

Sobre o catedrático

Claudio Maíz é doutor em literatura, professor de Literatura da América Latina nos séculos 20-21 na Universidade Nacional de Cuyo (Argentina) e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet). É diretor da Cuadernos del CILHA, revista do Centro Interdisciplinário de Literatura Hispanoamericana, da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Cuyo.

As conferências de estudos ibero-latino-americanos são promovidas pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e pelo grupo Santander. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 31 3409-5509 ou pelo endereço eletrônico info@ieat.ufmg.br.