Notícias Externas

Em dia que homenageia profissionais da educação, pesquisadora diz ser necessária a valorização

Técnicos da educação são fundamentais ao processo educativo e social

Tradicionalmente, quando falamos do ambiente escolar, as pessoas professoras são comumente lembradas. No entanto, para que se construa e seja mantido um bom funcionamento da escola e de um processo de ensino e aprendizado de qualidade, a figura dos profissionais da educação é absolutamente fundamental.

Para que não esqueça disso no Brasil, com a sanção da lei 13.504/2014, foi escolhido o dia 6 de agosto como o Dia do Profissional da educação: forma de lembrar da importância desses profissionais, buscando valorizá-los e reconhecê-los em suas diversas atividades desenvolvidas em prol da educação.

Em vídeo enviado à TV UFMG, a professora do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG Dalila de Oliveira destaca a questão do melhor reconhecimento, por parte do poder público, dos profissionais da educação e propõe a garantia de uma formação continuada, para que ela traga os benefícios a quem atua no processo de ensino e aprendizagem.

Além disso, a gestora administrativa do Centro Pedagógico da UFMG, Sthefânia Toffalini, e o psicólogo do Colégio Técnico da universidade (Coltec/UFMG), registraram depoimentos com experiências vividas em seus locais de trabalho. Além disso, eles compartilharam o que eles esperam para o futuro dos profissionais da educação.

Equipe: Daniel Mendes (produção); Otávio Zonatto (edição de imagens); Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)