Em livro, professores da Fisioterapia comentam 698 questões de concursos

Publicação versa sobre temas como fisioterapia neurofuncional, cardiovascular, respiratória e musculoesquelética

cds
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia OcupacionalFoca Lisboa | UFMG

Para auxiliar jovens fisioterapeutas e estudantes a “testar e, ao mesmo tempo, aprimorar seus conhecimentos”, os professores Hércules Leite, Fernanda Lanza e Renan Resende, do curso de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), lançaram o livro Questões comentadas em fisioterapia.

Na obra, profissionais experientes respondem e comentam 698 perguntas formuladas pelos próprios organizadores e colaboradores ou utilizadas em concursos. "Os comentários foram elaborados com base nas melhores evidências científicas disponíveis”, explica Hércules Leite. O livro é dividido em três seções: Fisioterapia neurofuncional da criança, adolescente, adulto e idoso; Fisioterapia cardiovascular, respiratória e terapia intensiva (neonatologia, pediatria e adulto); Fisioterapia musculoesquelética, esportiva, quiropraxia e osteopatia.

A obra foi publicada pela Medbook Editora, que se dedica exclusivamente à produção de livros destinados aos estudantes e profissionais das mais diversas áreas da saúde. Mais informações estão disponíveis no site da editora.

Organizadores
Hércules Leite é graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), mestre e doutor em Ciências Fisiológicas pela UFMG, com pós-doutorado em Fisioterapia pela The University of Sydney, da Austrália.

Fernanda Lanza graduou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande. Concluiu o doutorado e o pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com pesquisas nas áreas de função pulmonar de lactentes, fisioterapia respiratória e doença pulmonar crônica.

Renan Resende é fisioterapeuta, mestre e doutor em Ciências da Reabilitação pela UFMG, com período sanduíche na Queens University, do Canadá. É pesquisador do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro.

Bruno Freire | EEFFTO