Em nova edição, Boletim destaca projeto que torna bibliotecas mais acessíveis

Artigo de integrantes da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis discute o significado da heteroidentificação racial

Capa da edição 2.087 (com foto de Raphaella Dias / UFMG)
Capa da edição 2.087 (com foto de Raphaella Dias / UFMG) Reprodução

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e a Biblioteca Universitária (BU) estão desenvolvendo ações para tornar mais eficiente a preparação de material didático para pessoas com deficiência. Uma das medidas é o repasse de escâneres para as bibliotecas, que farão o escaneamento dos textos solicitados pelos estudantes e os enviarão ao NAI para as devidas adaptações.

O projeto Bibliotecas Acessíveis é assunto da principal reportagem da edição 2.087 do Boletim UFMG, que circula nesta semana. Veja o conteúdo do número. O Boletim volta a ser publicado após o recesso de Carnaval.

Mas, afinal, do que estamos falando quando o tema é heteroidentificação racial?
Artigo de Shirley Aparecida Miranda, Daniely Roberta dos Reis Fleury, Rodrigo Ednilson de Jesus, Licinia Maria Correa e Tarcísio Mauro Vago.

Movimento e contexto
Software desenvolvido por pesquisadores do DCC identifica ações humanas em filmagens e gera patente em parceria com a Samsung.

Nas águas da Pampulha
Pesquisador da UFMG lidera descoberta de vírus com genes inéditos.

Textos para todos
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e Biblioteca Universitária firmam parceria para ampliar e tornar mais eficiente o atendimento a pessoas com deficiência visual.

O herói da comunidade
Estudante de Design da UFMG cria animações e marcadores para aplicativo usado em coleção de roupas apresentada na Inglaterra por grupo do Aglomerado da Serra.

Acontece
Os coletores de resíduos instalados no campus Pampulha estão recebendo adesivos que divulgam a Ouvidoria Geral da UFMG e ainda revitalizam o equipamento. A iniciativa integra esforço para estimular a comunidade universitária a procurar o órgão com denúncias, reclamações e sugestões.

Brinde ao excesso
Editora UFMG lança tradução de 'Embriaguez', ensaio em que o filósofo francês Jean-Luc Nancy reflete sob(re) efeitos do consumo de álcool no espírito humano.