Em palestra no ICEx, presidente da Fapemig destaca o valor da inovação

Ciência, tecnologia e inovação,
Ciência, tecnologia e inovação, "o caminho para reinventar a sociedade” Foca Lisboa/UFMG

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Ferreira Vilela, esteve na manhã desta sexta-feira, 18, no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), onde participou de bate-papo com o tema Pensando ciência, pensando inovação.

Vilela defendeu que, especialmente no momento de crise política e econômica vivenciado pelo Brasil, é importante “privilegiar o setor de ciência, tecnologia e inovação”, o que ele caracteriza como "o caminho para reinventar a sociedade e gerar renda”.

Para o professor, nisso consiste o que ele chama de “lado bom da crise”. “Nesses momentos, pode-se apurar muitas coisas, definir prioridades e tomar novos rumos. É o que o mundo globalizado faz: investiga soluções e as traduz para a sociedade.”

Evaldo Vilela é professor titular da Universidade Federal de Viçosa, da qual foi reitor em 2000 e 2001. Foi secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, de 2007 a 2014; e diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, de março a dezembro de 2014.