Semana do Conhecimento

Em seminário anual, IEAT debate educação, desigualdade e pobreza

Tema será abordado pelo sociólogo e economista Marcelo Medeiros, da UnB e do Ipea

Professor Marcelo Medeiros
Marcelo Medeiros fará a conferência de abertura do evento Arquivo pessoal

Em sintonia com o tema da Semana do Conhecimento – Saberes e práticas para reduzir desigualdades – o Seminário Anual do IEAT 2018, além de apresentar para a comunidade os resultados das pesquisas realizadas pelos professores residentes, promoverá discussões sobre a questão da desigualdade.

“Trata-se de um assunto urgente. Dados recentes indicam que apenas 5% da população é dona de 95% da riqueza do Brasil”, afirma o professor Estevam Las Casas, diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT).

Educação, desigualdade salarial e pobreza no Brasil é o título da conferência de abertura, que será ministrada no dia 18 de outubro, às 9h20, pelo professor Marcelo Medeiros, da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Seminário Anual do IEAT será realizado nos dias 18 e 19 de outubro como parte da 27ª edição da Semana do Conhecimento. “Trata-se de um espaço para expormos as pesquisas desenvolvidas no Instituto e uma oportunidade para ouvirmos sugestões e críticas ao nosso trabalho”, afirma Las Casas.

Compõem a programação as apresentações dos projetos dos professores residentes do IEAT, o lançamento do e-book Memorandum Ieat e a mesa-redonda Desigualdade: uma questão transdisciplinar, com as professoras Simone Wajnman, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), e Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, da Faculdade de Educação (FaE).

Com entrada aberta ao público, o evento terá lugar no Auditório B106 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3). Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição. Mais informações podem ser obtidas no site do IEAT.

Marcelo Medeiros
Com formação em Sociologia e Economia, Marcelo Medeiros é reconhecido internacionalmente como estudioso no campo da desigualdade social. Além de professor da UnB e pesquisador do Ipea, leciona na Universidade Nacional de San Martín, na Argentina. Atuou como pesquisador visitante em institutos de pesquisa da Inglaterra, da Índia, do Japão, da França e dos Estados Unidos.

Recebeu o Fred L. Soper award, prêmio da Organização Mundial da Saúde de melhor publicação em Saúde Pública de 2012, o Prêmio Tesouro Nacional em Economia do Setor Público, também no mesmo ano, o Prêmio Anpocs de melhor tese de doutorado em Ciências Sociais de 2003 e a medalha de melhor estudo sobre desenvolvimento do Senado Federal – Instituto Tancredo Neves, em 2000.