Institucional

Em seminário, reitores debatem papel e gestão das universidades latino-americanas

Nesta terça, 5, a UFMG sedia o 7º Seminário Internacional Universidade, Sociedade, Estado, com o tema O papel das universidades públicas no cenário atual. O evento, que integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, vai contar com a presença de reitores de instituições latino-americanas e dirigentes da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Eles vão debater os desafios enfrentados na gestão das instituições públicas de ensino superior da região e sua importância para o desenvolvimento de seus países.

Aberto ao público, o evento ocorre no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), no campus Pampulha da UFMG. Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no site do evento. Haverá emissão de certificados.

Programação

Waldo Albarracín
Waldo Albarracín Arquivo pessoal / Facebook

9h - Mesa de abertura -  reitor e vice-reitora da UFMG, Jaime Ramírez e Sandra Goulart Almeida, secretário executivo da AUGM, Alvaro Maglia, presidente da AUGM e reitor da Universidad Mayor de San Andrés, na Bolivia, Waldo Albarracín, e o vice-presidente da AUGM e reitor da Universidad Nacional del Este, no Paraguay, Gerónimo Laviosa.

9h30 - Conferência de abertura: Mudanças na ordem global e o papel das universidades públicas na América latina, ministrada pelo professor emérito da UFMG Clélio Campolina.

11h - Mesa-redonda Ensino público, desenvolvimento humano, social e econômico. A mesa será moderada por Alicia Bardón, reitora da Universidad Nacional de Tucumán, na Argentina. Participarão Juan Manuel Silvero, da Universidad Nacional de Asunción, no Paraguay, Marcelo Abdala, da Central Única de Trabalhadores do Uruguay, e Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

14h30 - Mesa-redonda Financiamento das educação superior. A mesa será moderada por Gerónimo Laviosa, vice-presidente de AUGM, e contará com a participação dos reitores Jaime Ramírez, da UFMG, Marcelo Knobel, da Unicamp, e Aldo Valle, da Universidad de Valparaiso, no Chile.

16h30 - Mesa-redonda Universidade pública, integração, cooperação e desenvolvimento regional. A moderação será de Roberto Markarian, reitor da Universidad de la Republica, do Uruguay. Participam Héctor Floriani, reitor da Universidad Nacional de Rosario, na Argentina, Zaira Turchi, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa, e Tamara Naiz, da Organização Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae).

18h - Encerramento: reitor Jaime Ramírez, presidente da AUGM, Waldo Albarracín, e moderadores das mesas-redondas realizadas ao longo do dia.