Pesquisa e Inovação

Em videoconferência, professor da UFRGS apresenta mapeamento de softwares educacionais livres

Paulo Slomp com a professora Ana Cristina Fricke, coordenadora do evento: tradução das interfaces do aplicativo
Paulo Slomp com a professora Ana Cristina Fricke, coordenadora do evento: tradução das interfaces do aplicativo Foto: http://softwarelivre.org

Cerca de 300 softwares educacionais livres – para tablets, celulares e computadores de mesa – estão disponíveis para a comunidade escolar brasileira, segundo levantamento feito pela equipe do professor Paulo Francisco Slomp, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O estudo, apresentado pelo próprio Slomp em videoconferência que integra o evento virtualUEADSL 2016/2, foi compilado em dois catálogos que também reúnem informações sobre os níveis de ensino para os quais os aplicativos são indicados, permissões para download, idioma e tipo de licença de uso.

Iniciado em 2014, o trabalho da equipe da UFRGS concentra-se atualmente na promoção do acesso a essas ferramentas. “Verificamos que em torno de 50 dos aplicativos poderiam ser utilizados por uma pessoa que dominam apenas a língua portuguesa e os outros 250 só por quem conhece um pouco da língua inglesa. Por isso, resolvemos traduzir a interface desses aplicativos", disse o professor.

Segundo ele, outro obstáculo ao uso desses softwares, destinados a pais, alunos e professores, é o acesso limitado à internet nos dispositivos móveis, apesar da popularização de aparelhos como os smartphones. “Talvez isso possa ser revertido quando as escolas, por meio de políticas públicas, conseguirem ampliar à comunidade o acesso à internet através de redes sem fio”, imagina.

Durante a conferência, Slomp também explicou o que distingue um software livre e analisou as implicações desse conceito. “O usuário de software livre tem o direito de utilizá-lo para qualquer finalidade, estudar a forma de funcionamento desse programa, modificar e redistribuir as alterações sem as autorizações dos autores iniciais”, informou.

O UEADSL 2016/2: Diversidades é um evento on-line e assíncrono promovido pelo grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. Universidade, EAD e software livre é o tema central da atividade, que termina nesta sexta-feira, 10, com palestras e exposição de artigos.

Jeisy Monteiro / Assessoria de Comunicação do Caed UFMG