Entidades lançam manifesto contra editais da Capes
Programa de Residência Pedagógica pode afetar autonomia das universidades
![Divulgação / MEC Ministro da Educação, Mendonça Filho: alguns números alcançados superaram os de edições passadas](https://ufmg.br/thumbor/qRT3uo1qdm8mqV5Q_lnbpQovbpw=/106x0:743x425/712x474/https://ufmg.br/storage/a/c/6/7/ac6735816095c6492ba78ee5dd94ff05_15168027242816_548923261.jpg)
Entidades ligadas à educação divulgaram manifesto contra os novos editais de dois programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): o Programa de Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes.
Para as entidades, os programas, que oferecem bolsas de fomento à formação de novos professores, querem vincular ao programa pedagógico das universidades a nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que teve o texto aprovado no final do ano passado.
A avaliação é de que essas novas regras interferem na autonomia pedagógica das instituições de educação superior para a formação de novos professores. Entidades também criticam falta de diálogo com os especialistas na elaboração dos documentos.