Pesquisa e Inovação

Equipe Baja da UFMG é vice-campeã de competição nacional da modalidade

Grupo vai representar o Brasil em competição internacional
Grupo vai representar o Brasil em competição internacional Baja UFMG / Facebook

A equipe Baja UFMG foi vice-campeã da 23ª Competição Baja SAE Brasil, realizada no último domingo, 12, em São José dos Campos (São Paulo). A disputa envolveu 1.836 estudantes de engenharia e professores (orientadores) – de 81 instituições de ensino superior no Brasil – distribuídos em 88 equipes. Minas foi representada por 12 equipes de 12 instituições.

Com 858,58 pontos, a equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi a campeã, seguida da Baja UFMG, que totalizou 822,14 pontos. O terceiro lugar ficou com a Mangue Baja 2 (817,35 pontos), também da UFPE, e a quarta colocação, com a FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI (811,35 pontos), de São Bernardo do Campo (SP).

Com o segundo lugar, a equipe da UFMG se credenciou a disputar a Baja SAE Kansas, que será realizada de 25 a 28 de maio, em Pittsburgh, Kansas (EUA). Além de projetar e construir os protótipos, os estudantes foram responsáveis pela administração da equipe, pela parte técnica e por assegurar a viabilidade econômica do projeto.

Desafio

O Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com o objetivo de incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto – da concepção à construção.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP. Eles devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90m de altura e pesar até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios e o próprio chassi são projetados e construídos pelas equipes.

(Com informações do site Aceleraai)