Notícias Externas

Érica Toledo lança livro de crônicas que expressam suas múltiplas percepções de temas urgentes

‘Vida afora, porta adentro’ é o segundo livro da escritora e terá lançamento em primeiro drive-thru literário da capital mineira

Para Érica Toledo, ‘Vida Afora, porta adentro’ revela o amadurecimento da sua escrita
Para Érica Toledo, ‘Vida Afora, porta adentro’ revela o amadurecimento da sua escrita Editora Pomar de Ideias / Divulgação

A jornalista, psicanalista e escritora Érica Toledo, que concorreu ao Prêmio Jabuti 2020 por seu livro Sanguínea, está de volta ao mundo das publicações. Vida afora, porta adentro reúne mais de 50 textos com pensamentos sobre a “vida afora”, em que aborda questões políticas, sociais e de mentalidade coletiva, e também reflexões sobre o “porta adentro”, investigando temas como o amor, a solidão, o sexo e a maternidade. 

Pensando em lançar o livro de forma a respeitar o isolamento social e, também, ter alguma troca com seus leitores, a escritora precisou ser criativa. No contexto da pandemia de covid-19 e seguindo as orientações sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS), a jornalista lança neste sábado, 1º de maio, o seu segundo livro de crônicas em um evento de formato pouco convencional: um drive-thru. Pela janela do carro ou a pé, os leitores poderão receber os livros diretamente da autora, entre 10h e 13h, no Centro de Cultura Itamar Franco, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Para mais informações sobre o livro e sobre a autora, acesse o portal da escritora.

A jornalista, psicanalista e escritora Érica Toledo, formada em Comunicação Social e em Teoria Psicanalítica pela UFMG, conversou sobre o lançamento de Vida Afora, porta adentro no programa Universo Literário desta sexta-feira, 30. Alguns dos temas da entrevista foram a contribuição do jornalismo e da psicanálise para o seu processo de escrita e o amadurecimento de sua produção literária. Além disso, Érica Toledo contou à Rádio UFMG Educativa que a capa do livro e o projeto gráfico se relacionam com o seu conteúdo. “Os pequenos textos que eu escrevo buscam trazer às mãos, trazer ao coração aquilo que está muito profundo e esquecido e nos dias de hoje, até anestesiado”, explicou a escritora.

Ouça a conversa com Michelle Bruck


Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas