Escola de Belas Artes abriga exposição sobre o imaginário da cultura mexicana
Mostra pode ser visitada até 30 de novembro
A exposição AstekA (Isto não é México) – imaginários mexicanos na América Latina está aberta para visitação até 30 de novembro, no Espaço f, no segundo andar da Escola de Belas Artes, campus Pampulha. O projeto busca retratar as inscrições do mexicano na cultura popular latino-americana e revelar o peso da influência dos meios de comunicação nos códigos de representação.
De acordo com o artista Juan Carlos Rodriguez, a exposição AstekA narra a forma como o mexicano tem-se incorporado à identidade latino-americana, “desde o espiritual, na religiosidade popular, até o epidérmico, na tatuagem, passando pela 'alta' cultura, arte, cultura de massas, televisão e música popular, até converter-se num marketing de identidade”.
A exposição é uma “pequena degustação” de um projeto muito mais amplo, “um pretexto para pensar as necessárias cartografias desse universo cultural, geopolítico e econômico chamado Latino-América nesta encruzilhada chamada de contemporaneidade”, diz Adolfo Cifuentes, coordenador do Espaço f.