Arte e Cultura

Espaço do Conhecimento inaugura ambiente físico para fruição da mostra virtual 'Sertão mundo'

Experiência imersiva da exposição que celebra Guimarães Rosa agora está disponível no primeiro andar do prédio do museu

Espaço do Conhecimento ganha ambiente onde se pode percorrer a exposição virtual 'Sertão mundo'
Novo ambiente no Espaço do Conhecimento: duas telas e um mapa virtualFernando Silva | Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG inaugurou um ambiente físico integrado à exposição virtual Sertão mundo, que compõe a programação do museu. A ideia é proporcionar também ao público que visita o Espaço a experiência imersiva da mostra. A entrada é gratuita.

Os visitantes têm acesso a duas telas para navegar pelo sertão de Guimarães Rosa, com uso de um mapa virtual. Em um dos computadores, o som é emitido livremente. No outro, fones de ouvido podem ser inseridos para que se explorem as diversas instalações de acordo com as preferências de cada um. 

Concebida exclusivamente para o ambiente virtual, a exposição trabalha com a representação poética do sertão, com base em interpretações diversas dos traços culturais do Brasil –  na música, dança, culinária, literatura, nos bordados, brinquedos e brincadeiras, jogos digitais, nas sonoridades e artes visuais.

No quinto andar, é possível contemplar imagens do céu de primavera do sertão, na instalação Órion

Em temporadas
A exposição foi lançada gradualmente – a primeira temporada foi iniciada em setembro de 2021. Todas as partes da mostra estão no site do Espaço do Conhecimento. O espectador pode utilizar o ambiente presencial – ao qual recomenda-se levar os fones de ouvido – na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários. 

O projeto tem apoio do Instituto Unimed-BH, da Aliança Francesa BH, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte – por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, que cedeu acervo do Museu de Arte da Pampulha (MAP).

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG