Pessoas

Livros homenageiam trajetória e produção acadêmica de Luciano Mendes, da FaE

Perfil intelectual do professor é tema de uma das obras; a outra resgata seu primeiro trabalho de pesquisa realizado no fim dos anos 1980

Capa do livro que traz 12 textos da bibliografia do homenageado
Capa do livro que traz 12 textos da bibliografia do homenageado Foto: Divulgação

O professor e escritor recém-aposentado da Faculdade de Educação, Luciano Mendes de Faria Filho, será homenageado na próxima quarta-feira, 20 de novembro, com o lançamento de dois livros que destacam momentos distintos de sua vasta produção acadêmica relacionada à história da Educação e à relação entre pesquisa e a escola de educação básica.

As obras, organizadas pela professora e colega de Unidade, Maria Lúcia de Resende Lomba, são publicadas pela Editora Escola Cidadã. Na ocasião, também será apresentada a última obra literária de Luciano Mendes, intitulada Litterae Breves, da Editora Penalux. O evento ocorrerá das 12h às 14h, na Livraria Livres (no 3º andar do Mercado Novo, no Centro de Belo Horizonte).

Neste volume, a íntegra da primeira pesquisa acadêmica de Luciano Mendes, realizada em 1988
Neste volume, a íntegra da primeira pesquisa acadêmica de Luciano Mendes, realizada em 1988 Foto: Divulgação

No volume intitulado Organização do trabalho escolar e formação dos professores em Minas Gerais: 1900–1920, o leitor encontra os caminhos teóricos e metodológicos traçados por Luciano Mendes e os usos e interpretações da legislação educacional como fonte para produzir narrativas acerca da história da educação. E terá acesso inédito à íntegra do primeiro trabalho de pesquisa elaborado pelo professor, realizado durante a sua graduação em Pedagogia, na Faculdade de Educação, em 1988, com o mesmo título. No ano anteriro, Luciano Mendes havia submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da qual era bolsista de Iniciação Científica, o relatório do primeiro ano da sua pesquisa. O “apêndice” traz capítulo de livro publicado em 1988, sobre A legislação escolar como fonte para  História da Educação: uma tentativa de interpretação.  Essa obra reúne ainda as colaborações das professoras Natália Gil, Cleide Maciel e Maria Lúcia de Resende Lomba.  

O outro livro, Luciano Mendes de Faria Filho: um pensador engajado, também organizado por Maria Lúcia Lomba, reúne colaborações de Tarcísio Mauro Vago e Libéria Neves, e trata da bibliografia do homenageado, com 12 textos produzidos de  2013 a 2023. Nesses textos, são discutidas as relações entre pesquisa, pós-graduação em educação e escola básica, com destaque para o debate público sobre a educação, abordando os desafios que envolvem a produção científica na área e os seus sentidos na atualidade.

O homenageado
Nascido em Pocrane (MG), em 1964, Luciano Mendes de Faria Filho concluiu graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela UFMG. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Fez residência pós-doutoral na Universidade Federal de Pernambuco (2023), na Universidade Pedagógica Nacional do México (2018-2019), na Universidade de Brasília (2011-2012) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003-2004). É membro do Grupo de Pesquisa Portal do Bicentenário e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI), do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. 

Luciano Mendes é escritor, articulista do jornal Brasil de Fato MG, onde atua também como editor da Coluna Cidade das Letras, e membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, seção Minas Gerais. Suas pesquisas mais recentes versam sobre a educação no pensamento social brasileiro e sobre a história e historiografia da educação em direitos humanos no Brasil.

O professor também foi secretário Regional da SBPC Minas no período de 2019/2021 e coordenou o Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA). Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2014-2016) e da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação da Fapemig (2013-2016), além de coordenador do GT História da Educação da Anped e vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007).

Com Assessoria da Editora Escola Cidadã