Livros homenageiam trajetória e produção acadêmica de Luciano Mendes, da FaE
Perfil intelectual do professor é tema de uma das obras; a outra resgata seu primeiro trabalho de pesquisa realizado no fim dos anos 1980
O professor e escritor recém-aposentado da Faculdade de Educação, Luciano Mendes de Faria Filho, será homenageado na próxima quarta-feira, 20 de novembro, com o lançamento de dois livros que destacam momentos distintos de sua vasta produção acadêmica relacionada à história da Educação e à relação entre pesquisa e a escola de educação básica.
As obras, organizadas pela professora e colega de Unidade, Maria Lúcia de Resende Lomba, são publicadas pela Editora Escola Cidadã. Na ocasião, também será apresentada a última obra literária de Luciano Mendes, intitulada Litterae Breves, da Editora Penalux. O evento ocorrerá das 12h às 14h, na Livraria Livres (no 3º andar do Mercado Novo, no Centro de Belo Horizonte).
No volume intitulado Organização do trabalho escolar e formação dos professores em Minas Gerais: 1900–1920, o leitor encontra os caminhos teóricos e metodológicos traçados por Luciano Mendes e os usos e interpretações da legislação educacional como fonte para produzir narrativas acerca da história da educação. E terá acesso inédito à íntegra do primeiro trabalho de pesquisa elaborado pelo professor, realizado durante a sua graduação em Pedagogia, na Faculdade de Educação, em 1988, com o mesmo título. No ano anteriro, Luciano Mendes havia submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da qual era bolsista de Iniciação Científica, o relatório do primeiro ano da sua pesquisa. O “apêndice” traz capítulo de livro publicado em 1988, sobre A legislação escolar como fonte para História da Educação: uma tentativa de interpretação. Essa obra reúne ainda as colaborações das professoras Natália Gil, Cleide Maciel e Maria Lúcia de Resende Lomba.
O outro livro, Luciano Mendes de Faria Filho: um pensador engajado, também organizado por Maria Lúcia Lomba, reúne colaborações de Tarcísio Mauro Vago e Libéria Neves, e trata da bibliografia do homenageado, com 12 textos produzidos de 2013 a 2023. Nesses textos, são discutidas as relações entre pesquisa, pós-graduação em educação e escola básica, com destaque para o debate público sobre a educação, abordando os desafios que envolvem a produção científica na área e os seus sentidos na atualidade.
O homenageado
Nascido em Pocrane (MG), em 1964, Luciano Mendes de Faria Filho concluiu graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela UFMG. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Fez residência pós-doutoral na Universidade Federal de Pernambuco (2023), na Universidade Pedagógica Nacional do México (2018-2019), na Universidade de Brasília (2011-2012) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003-2004). É membro do Grupo de Pesquisa Portal do Bicentenário e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI), do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.
Luciano Mendes é escritor, articulista do jornal Brasil de Fato MG, onde atua também como editor da Coluna Cidade das Letras, e membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, seção Minas Gerais. Suas pesquisas mais recentes versam sobre a educação no pensamento social brasileiro e sobre a história e historiografia da educação em direitos humanos no Brasil.
O professor também foi secretário Regional da SBPC Minas no período de 2019/2021 e coordenou o Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA). Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2014-2016) e da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação da Fapemig (2013-2016), além de coordenador do GT História da Educação da Anped e vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007).