Formas de Ingresso

Especialização em Comunicação Pública da Ciência abre seleção para preencher 40 vagas

Processo ocorrerá em duas etapas eliminatórias, sem a necessidade da presença física do candidato

Identidade visual da especialização Amerek
Identidade visual da especialização Amerek Imagem: Arquivo Amerek

Até 28 de janeiro, estão abertas as inscrições para a nova turma do Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência da UFMG (Amerek). São oferecidas 40 vagas, sendo que quatro destinadas a bolsistas. O curso tem o custo de R$ 5.355 à vista ou 18 parcelas de R$ 350.

Podem se candidatar interessados no campo da comunicação da ciência que tenham concluído um curso de graduação em qualquer área. A seleção ocorrerá em duas etapas eliminatórias, e não será necessária a presença física do candidato. Serão analisados o currículo e o histórico escolar do candidato, carta de intenções e miniensaio escritos por ele e seu desempenho em entrevista on-line.

O resultado das inscrições será divulgado no dia 31 de janeiro, na página do curso no Facebook, e também pelo e-mail informado no ato da inscrição.

Troca de 'cutucões'
É um curso interdisciplinar de especialização profissional em Comunicação Pública da Ciência. O nome Amerek, de origem krenak, significa abraçar, cercar, beliscar. É uma referência à visão de que a comunicação deve ser feita por meio da interação, em via de mão dupla, como troca de “cutucões” e não apenas como transmissão de cima para baixo de noções.

O curso põe em contato profissionais de áreas diversas, como professores, jornalistas, pesquisadores, educadores, gestores e demais interessados em conhecer os fundamentos, técnicas, teorias e práticas de divulgação científica.

O Amerek está vinculado ao Departamento de Sociologia da Fafich e foi apoiado em sua criação pelo Instituto Serrapilheira.