Pesquisa e Inovação

Estudante da UFMG integra missão na primeira estação espacial análoga do Hemisfério Sul

Ana Buzelim, da Engenharia Aeroespacial, participou do Projeto Habitat Marte, que desenvolve pesquisas e treinamento em sistemas fechados que simulam outros planetas

Ana Buzelin (primeira à direita)
Ana Buzelin (primeira à direita) participou do treinamento de astronautas análogosAcervo do projeto

As missões espaciais, iniciadas no século 20, ainda hoje despertam o interesse de milhões de pessoas pelo mundo. O objetivo inicial foi explorar as camadas da atmosfera, mas com o tempo as missões passaram a contemplar também a construção de estações espaciais e visitas à lua. Na última década, o propósito dessas missões está relacionado principalmente aos esforços para a colonização de um novo planeta: Marte. 

O Projeto Habitat Marte, liderado pelo professor Júlio Rezende, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), treina os chamados astronautas análogos (que participam de experiências na Terra), estimulando o desenvolvimento de competências relacionadas ao espaço e à sustentabilidade. As missões são realizadas na zona rural de Caiçara do Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, em uma área impactada pela mudança climática, pela seca e pela escassez hídrica. 

Os integrantes da missão auxiliaram na pesquisa sobre atividades de preparação física para astronautas análogos, na manutenção e na melhoria dos sistemas de aquaponia com testes de medidas de conforto térmico. O projeto também desenvolve pesquisas sobre gestão hídrica, geração de energia e produção de alimentos em sistemas fechados que possam simular outros planetas. Ana Carolina Buzelim, estudante do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMG, e outros sete estudantes, de diversos estados brasileiros, participaram da missão. Em entrevista concedida à TV UFMG, Ana Carolina fala de sua experiência.

Equipe: Vitória Fonseca (produção e reportagem), Ângelo Araújo (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)