Ensino

Estudante indígena encerra sua passagem pelo ICB com ritual de agradecimento

A estudante indígena Adana Kambeba, do curso de Medicina, realizou nesta quinta-feira, 17, rito de agradecimento a seus professores e tutores. A cerimônia, que ocorreu na sala da congregação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), incluiu homenagens, comidas típicas da Amazônia e presentes feitos por mãos indígenas.

Adana agradeceu à diretoria do ICB e aos professores que a ajudaram em sua jornada acadêmica, além das várias pessoas que se sensibilizam pela causa indígena. Contando parte da origem do seu povo Omágua, que em tupi amazônico significa povo das águas, a estudante também apresentou canções típicas. “Os cantos referem-se à cultura do meu povo, valores do dia a dia, e à valorização da natureza”, explicou.

A cultura de seu povo foi apresentada também por meio da arte e da culinária típicas: pirarucu à casaca, tambaqui, tapioca e açaí foram servidos durante o evento. Segundo a estudante, os pratos são consumidos regularmente pelos povos indígenas e também usados em comemorações e celebrações.

Natural de Manaus, Adana Kambeba, que integrou o elenco do filme Xingu na pele da índia Kaiulú, também é compositora e cantora do seu povo, além de liderar movimento em defesa da cultura indígena.