Estudantes da UFMG projetam robôs brigadistas

Máquinas localizam, socorrem e levam as vítimas de incêndio a um ponto seguro

Robôs brigadistas foram as atrações da Competição de robôs autônomos, realizada nesta semana, no ICB. O evento marcou o encerramento da disciplina Introdução à Robótica, ofertada pelo curso de Ciência da Computação.

O objetivo do desafio é proporcionar aos alunos a experiência de projetar um sistema robótico completo e funcional, com foco na criação de soluções para problemas atuais à luz da robótica. Neste ano, os estudantes foram desafiados a desenvolver robôs para atuar em incêndios. Eles deveriam localizar possíveis vítimas, socorrê-las e levá-las a um ponto seguro.

Cora
Em agosto, outro desafio na área de robótica, a Competição de Robôs Autônomos (Cora) reunirá estudantes de graduação e dos ensinos médio e técnico, de qualquer instituição, na Escola de Engenharia. Os robôs são construídos, muitas vezes, com partes de brinquedos infantis e materiais recicláveis, e circuitos eletrônicos assumem a tomada de decisões. Os protótipos devem percorrer uma pista com curvas e pequenos obstáculos. Por meio de um sistema de sensoriamento do circuito, os robôs são avaliados, e vence aquele que completar a maior parte do trajeto em menos tempo e com maior velocidade.

Ficha técnica do vídeo

Produção e reportagem: Tayrine Vaz