Arte e Cultura

UFMG sedia evento nacional de música e comunicação na próxima semana

Discussões serão orientadas pelas novas formas de consumo midiático

Mídia interfere nas formas de produzir e distribuir música
Mídia interfere nos processos de produção e distribuição de música Raíssa César / UFMG

Jornalistas, produtores musicais, pesquisadores e estudantes de várias universidades do Brasil que tenham interesse em pesquisas sobre música e sua relação com os meios midiáticos participam da sétima edição do Musicom, que será realizada na próxima semana (9 a 11 de outubro), na Fafich.

Criado em 2009 pela Rede de Pesquisadores em Mídia e Música Popular, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o evento já passou por diversas cidades do país e chega neste ano à capital mineira com 50 apresentações de estudos e análises. O tema desta edição é Consumo midiático de música: estéticas, práticas e regulações.

O professor Nísio Teixeira, do curso de Comunicação Social e um dos organizadores do evento, explica que a relação entre música e comunicação se dá a partir do momento em que se percebe a canção como um dos “vértices dos processos comunicativos". "A música utiliza meios muito próprios da comunicação, como internet,  rádio,  televisão. A comunicação, portanto, acaba por transformar a produção e distribuição de música”, analisa.

A programação foi dividida em seis grupos temáticos: Memória e história midiática da música, Metodologias de análises em mídia e música, Mídia, música e processos identitários, Mídia, música e mercado, Música, convergência tecnológica e performances em rede e Mídia, música e sons no audiovisual

As discussões abordam temas que vão do gospel ao heavy metal, do punk à música caipira, do brega ao funk, do sertanejo ao samba, da cultura massiva à música independente.

Do suporte físico às tecnologias digitais

O professor também destaca a importância de espaços proporcionados por eventos como o Musicom para as pesquisas e estudos na área, o que para ele só deixa mais evidente a aproximação entre a música e a comunicação. "A temática da indústria cultural, que é tão cara à comunicação, será trabalhada justamente na conferência de abertura do pesquisador Mayrton Bahia e na palestra do professor Eduardo Paiva”, conta.

Do plástico ao streaming: o relato de uma trajetória pessoal entre a desmaterialização do suporte físico e os desafios das tecnologias digitais na produção e distribuição de música é o tema da conferência de Mayrton Bahia, agendada para 9 de outubro, às 19h, no auditório 1 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD2). Mayrton é pesquisador da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro (Unesa-RJ) e produtor musical com larga experiência de mercado.

Para participar como ouvintes, os interessados deverão se inscrever, até este sábado, 7, no site da Sympla. As inscrições custam R$30 para estudantes de graduação e tecnólogo, R$45 para estudantes de pós-graduação e R$65 para professores, pesquisadores e profissionais.

Mais informações e a programação do evento estão disponíveis no site do Musicom.