Pesquisa e Inovação

Evento tem cobertura da Rádio UFMG Educativa e da Rede Mineira de Comunicação Científica

Presidente da SBPC, Helena Nader, no discurso de abertura da 68ª Reunião da SBPC
Presidente da SBPC, Helena Nader, no discurso de abertura da 68ª Reunião da SBPC Divulgação / Agência RMCC

Entrevistas com participantes e reportagens sobre temas da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) serão a pauta exclusiva, até a próxima sexta-feira, 8, do boletim UFMG Notícias – educação, ciência e tecnologia nas ondas do rádio, que a Rádio UFMG Educativa 104,5 FM transmite de segunda a sexta-feira, às 7h45.

As edições especiais do programa tiveram início na última sexta-feira, 1º, com entrevista com a presidente da SBPC, Helena Nader, e com o vice-diretor da Faculdade de Educação (FaE), João Valdir Alves de Souza, que participou no último sábado, 2, da atividade SBPC Educação.

Na edição desta segunda-feira, 4, o jornal discute o novo marco legal da ciência, aborda estudo desenvolvido na UFMG que pode otimizar o tratamento de mulheres com câncer e entrevista o professor Marcos Pimenta, do Departamento de Física, que ministra hoje a conferência Nanoestuturas de carbono – características e desafios.

Cobertura conjunta

A 68ª Reunião Anual também tem cobertura conjunta das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que compõem a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC). “A Reunião será objeto do primeiro experimento da Agência, de cobertura em equipe”, explica o jornalista Marcílio Lana, diretor do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom) e coordenador da RMCC.

Segundo ele, a UFMG assumiu, nesse projeto piloto, a gestão do trabalho do grupo de jornalistas que seguiu no último sábado, 2, para Porto Seguro (BA) e a edição do material, que vai incluir textos, fotografias, áudios e vídeos, a serem publicados no blog da Rede e nas redes sociais TwitterFacebook e Medium. O material poderá ser reproduzido também por veículos tradicionais de comunicação, desde que citada a fonte.

Marcílio Lana explica que a proposta da Agência de Notícias da RMCC é acompanhar movimentos associados à produção de ciência, “tendo como perspectiva o interesse da população pelos temas abordados e não o viés editorial das instituições”. “Queremos mostrar que vale a pena investir nesse tipo de produção”, enfatiza.

Nesta primeira atuação da Agência Rede, participam profissionais do Cedecom/UFMG (Zirlene Lemos, Tacyana Arce, Marcílio Lana e Paula Alkmim), do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil/UFMG (Yolanda Assunção), do Cefet-MG (Flávia Dias), da Escola de Saúde Pública (Sílvia Amâncio) e da Fapemig (Roberta Ribeiro).

A Rede

A RMCC reúne as estruturas de comunicação pública da ciência – voltada ao público não especializado – das ICTs de Minas Gerais. A Rede começou a se formar em novembro de 2014 com a proposta de agrupar e dar força às instituições e agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação.

Atualmente, trabalha em diferentes frentes, com o objetivo de dar maior visibilidade às informações de CT&I, como a organização de cursos na área de divulgação da ciência e a mobilização em prol de chamadas públicas que auxiliem a área.

Até o momento, 13 instituições participam da RMCC: universidades federais de Minas Gerais, de Juiz de Fora, de Viçosa, de Lavras, dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Universidade Estadual de Minas Gerais, Cefet-MG, Puc-Minas, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).