Notícias Externas

Ex-aluna da UFMG Carol Fernandes é destaque na literatura contemporânea brasileira

Obra da escritora e ilustradora aborda temas que vão do universo feminino ao infantojuvenil, passando por gênero, ancestralidade e autoaceitação

Carol Fernandes é formada em Pedagogia pela UFMG, onde começou a se envolver com a escrita
Carol Fernandes é formada em Pedagogia pela UFMG, onde começou a se envolver com a escrita Acervo Pessoal

A série Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea, projeto do Itaú Cultural, apresenta o trabalho de escritores da cena literária recente, com uma seleção atenta à produção de todas as regiões do país. Neste mês, a autora em destaque é a escritora e ilustradora mineira Carol Fernandes. 

A artista é formada em Pedagogia pela UFMG e começou a se envolver com a literatura infantil durante seu percurso acadêmico. Desde 2019, Carol vem publicando uma série de obras como o livro infanto-juvenil Coração do Mar, o fanzine Mulheres que guardo em mim e Se eu fosse uma CASA, seu trabalho mais recente. Seus textos e ilustrações dialogam com diversos temas, que vão do universo feminino ao infantojuvenil, assim como abordam questões relacionadas a gênero, ancestralidade e autoaceitação.

Para saber mais sobre a sua obra e trajetória, o programa Universo Literário desta quarta-feira, 15, apresentado por Michelle Bruck, conversou com a escritora e ilustradora Carol Fernandes.

"Minha trajetória na escrita se inicia durante a graduação em pedagogia, na Faculdade de Educação da UFMG. Mas a minha relação com as narrativas orais e as histórias se inicia antes dessa aproximação. Essa, na verdade, começa dentro de casa, com as vivências e experiências das narrativas orais, em conjunto com a minha família", explicou a artista. "Depois do meu processo de formação acadêmica, me aproximei da literatura infantil por meio de projetos acadêmicos e pesquisa. Assim, foi possível fazer uma articulação entre a minha relação com a oralidade e as práticas de literatura escrita e, principalmente, infantojuvenil" concluiu Carol.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Acompanhe o trabalho de Carol Fernandes pelo Instagram e conheça mais sobre suas obras visuais e textos em seu site oficial, onde a escritora também organiza uma loja virtual para a venda de suas produções.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Dantas 
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas