Notícias Externas

Expoente da poesia moçambicana, José Craveirinha completaria 100 anos em 2022

Escritor foi o primeiro do continente africano a receber o Prêmio Camões, mais importante distinção para autores de língua portuguesa

O ‘poeta jornalista’ teve sua obra lírica reunida em ‘Antologia poética’, publicado em 2010 pela Editora UFMG Wikipedia

Neste 2022, é celebrado o centenário de nascimento do escritor moçambicano, considerado o maior entre os poetas da sua pátria, José Craveirinha. Nascido na cidade de Lourenço Marques, a capital hoje chamada de Maputo, foi o primeiro autor africano a receber o Prêmio Camões, em 1991, o mais importante da língua portuguesa. Além de poeta, também foi jornalista e cronista. Chamado em Portugal de “o poeta jornalista”, sempre tratou a atividade como uma “paixão e primeira profissão”.

Trabalhou em diversos jornais e revistas em sua terra natal, como O Brado Africano, A Tribuna e Voz de Moçambique, e já colaborou em jornais de outros países, inclusive portugueses e brasileiros. As questões sociais e os anseios políticos foram muito presentes em todas as expressões literárias de Craveirinha. Ele dizia que os poemas sempre tinham dimensão sociopolítica, mesmo que falassem de flores.

Para saber mais sobre a vida e a obra de José Craveirinha, que completaria 100 anos neste 2022, e entender sua importância para os países de língua portuguesa, o programa Universo Literário dessa sexta-feira, 10, recebeu o professor visitante de Literaturas Africanas na Faculdade de Letras da UFMG Anelito de Oliveira. Ele é doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutor em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA), da Faculdade de Letras da UFMG.

Ouça a conversa com a apresentadora Michelle Bruck:

Antologia poética, de 2010, que reúne a obra lírica de José Craveirinha, tem organização da poeta luso-moçambicana Ana Mafalda Leite e é uma publicação da Editora UFMG. Mais informações no site da editora.

Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas