Notícias Externas

Exposição virtual 'Complexa Cidade' explora o surgimento de Belo Horizonte

Mostra realizada no Museu Histórico Abílio Barreto, originalmente em 2019, agora adota um formato virtual

Exposição online permite que visitantes conheçam o museu, com imagens capturadas por uma câmera de 360 graus.
Exposição permite que visitantes conheçam o espaço do museu virtualmenteImagem: Ricardo Laf I Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, inaugurou na última terça-feira, dia 26 de janeiro, uma visita virtual à exposição Complexa Cidade, do Museu Histórico Abílio Barreto. A exposição já passou pelo museu em 2019 e agora adota um formato virtual. 

Os visitantes podem conhecer o casarão, construído em 1883, com uma vista de 360º por meio de um sistema de captura de imagens. A exposição se divide em dois circuitos, Habitar a Casa e Habitar a Rua, e foi construída por meio do acervo do museu para mostrar o surgimento de Belo Horizonte, articulando a casa e a rua como dimensões privada e pública da cidade. 

Para saber mais sobre a programação virtual do Museu Histórico Abílio Barreto, o programa Noite Ilustrada recebeu a gestora do espaço, Isabela Guerra.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas


O tour virtual pode ser acessado pelo site da Prefeitura de BH, que também disponibiliza visitas online para outros espaços culturais e patrimônios da cidade como o Museu da Imagem e do Som, o Museu da Moda, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Zoológico de Belo Horizonte e alguns dos parques mais conhecidos da cidade, como o Parque Municipal e o Parque das Mangabeiras.

Produção: Isadora Oliveira, sob orientação de Hugo Rafael e Jaiane Souza
Publicação: Alexandre Miranda