Extrato vegetal é eficaz contra mastite em rebanho leiteiro

Estudo do Instituto de Ciências Agrárias indica que ele tem potencial para combater bactérias resistentes ao tratamento convencional

Testes foram realizados em biofilmes de bactérias nas borrachas das teteiras
Testes foram realizados em biofilmes de bactérias nas borrachas das teteiras Lucas Braga / UFMG

Extratos de folha de mangueira têm sido testados como alternativa antimicrobiana natural para o tratamento da mastite, infecção causada por microrganismos que atingem a glândula mamária da vaca. Dissertação de mestrado em Produção Animal do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) descobriu que os extratos têm potencial para combater bactérias resistentes aos tratamentos com os medicamentos convencionais, cujos resíduos contaminam o leite e trazem riscos à saúde humana e dos rebanhos.

A autora do estudo, Andressa Manzur, é a entrevistada do programa Veredas da ciência, que foi ao ar nesta semana pela Rádio UFMG Educativa Montes Claros. A reportagem é de Amanda Lelis.