Saúde

Faculdade de Odontologia oferece suporte a pacientes em radioterapia

Serviço gratuito foi abordado em reportagem da TV UFMG

O Projeto Oncologia, da Faculdade de Odontologia, é a única iniciativa em Belo Horizonte que oferece suporte odontológico gratuito a pacientes com câncer submetidos à radioterapia na região da cabeça e do pescoço. A ação de extensão é desenvolvida há cerca de 10 anos por alunos e professores da UFMG e atende cerca de 400 pessoas por ano de municípios da Região Metropolitana de BH e de algumas cidades do interior de Minas Gerais.

Segundo o professor Vagner Rodrigues, do Departamento de Clínica, Patologia e Cirurgia Odontológicas da UFMG e coordenador do projeto, pessoas submetidas à radioterapia na região da cabeça e pescoço desenvolvem efeitos colaterais na boca, como cárie, mucosite, gengivite, boca seca e candidose. O objetivo do projeto é prevenir e tratar, de forma especializada, esses problemas causados pelo tratamento. 

As atividades contam com a participação de 20 alunos da Faculdade de Odontologia que executam todos os procedimentos odontológicos requeridos pelos pacientes antes, durante e depois do tratamento. Segundo Diogo Alvarenga, estudante do oitavo período de Odontologia, a participação no projeto representa um diferencial em sua formação, pois, além de possibilitar a aplicação do conhecimento obtido ao longo do curso, proporciona várias lições relacionadas à sensibilidade no atendimento ao paciente.

Para participar do projeto, é necessário apenas se apresentar na Clínica 4 da Faculdade de Odontologia, às sextas-feiras, das 14h às 18h. 

Conheça a iniciativa nesta reportagem da TV UFMG:

Serviço

Projeto Oncologia (gratuito)
Local: Faculdade de Odontologia da UFMG (clínica 4), campus Pampulha
Atendimento: às sextas-feiras, das 14h às 18h
Telefones: 3409-2497/3409-2476

Produção e reportagem: Frederico Gandra
Imagens: Antônio Soares
Edição de imagens: Kennedy Sena
Edição de conteúdo: Pablo Nogueira