Fafich inaugura hoje Centro de Convivência Negra
Estruturado por estudantes, ambiente vai estimular reflexões e estratégias de enfrentamento do racismo
Espaço de elaboração de planos e estratégias para o enfrentamento do racismo e para reflexão sobre as demandas advindas do impacto do aumento da população negra na universidade, o Centro de Convivência Negra da UFMG será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira, 27, às 14h, em evento no auditório Professor Baesse, no 4º andar da Fafich. A iniciativa é apoiada pelas pró-reitorias de Extensão e de Assuntos Estudantis da UFMG.
O Centro de Convivência Negra foi estruturado por coletivo de estudantes que reivindicaram um espaço em que as pessoas negras, incluindo trabalhadores e comunidades vizinhas, pudessem se encontrar e trocar experiências.
Desde que foi criado, o coletivo vem promovendo atividades como estudos gratuitos e afrocentrados de língua inglesa, aulas de capoeira e oficinas de produção de bonecos.
Participam do evento de inauguração os professores Rodrigo Ednilson de Jesus, pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, Cláudia Mayorga, pró-reitora adjunta de Extensão, Orestes Diniz Neto, diretor da Fafich, e Vanicléia Silva Santos, coordenadora do Centro de Estudos Africanos da UFMG.
O Centro de Convivência Negra funcionará na sala F-1058, no 1º andar da Fafich.