Notícias Externas

Fapemig lança segundo volume do e-book ‘Mulher faz Ciência’

Lançamento marca o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência

Professora Glaura Goulart é uma das entrevistadas do e-book 'Mulher faz Ciência'
Professora Glaura Goulart é uma das entrevistadas do e-book 'Mulher faz Ciência' Foto: Alessandra Ribeiro

Quantos cientistas homens você conhece? E mulheres? Para muita gente pode ser difícil responder à segunda pergunta, e um dos principais motivos para isso é a maior dificuldade de acesso de meninas e mulheres ao ambiente acadêmico. 

Por isso, para promover o acesso integral e igualitário de mulheres e meninas na ciência, foi aprovado pela Assembleia das Nações Unidas, em 2015, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, que é celebrado todos os anos no dia 11 de fevereiro.

Em comemoração a essa data, o projeto Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), lança nesta terça-feira, 11, o segundo volume do e-book Mulher faz Ciência. A publicação é produzida pela jornalista Alessandra Ribeiro, e tem o objetivo de por meio de entrevistas com diversas pesquisadoras, inspirar jovens e despertar o seu interesse para conhecer e seguir a carreira científica.

A professora Glaura Goulart Silva, do Departamento de Química e vice-coordenadora do Centro de Tecnologia em Nanomateriais de Carbono da UFMG (CTNano), é uma das cientistas presentes no e-book. Nesta terça-feira, ela falou com o programa Conexões.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Bruno Esteves, sob orientação de Luíza Glória