Arte e Cultura

Espetáculo do Festival de Inverno discute extermínio da população negra no Brasil

'Luiza Mahin..eu ainda continuo aqui' é narrado na perspectiva de mães cujos filhos são vítimas do racismo estrutural

Neste sábado, dia 24, às 19h45, o espetáculo teatral Luiza Mahin..eu ainda continuo aqui, com texto de Márcia Santos e direção de Édio Nunes, discute questões sobre o extermínio da juventude negra no Brasil e as políticas de Estado que corroboram para o desaparecimento desses jovens. O espetáculo é uma das atrações da programação do 53º Festival de Inverno UFMG.

“Estamos falando de mães, mães negras, que vêm perdendo seus filhos ao longo da nossa história, ao longo da travessia do atlântico. E, apesar de ser uma tragédia contemporânea, é um problema cíclico, porque, desde então, os filhos negros sempre foram arrancados das mulheres negras. Essa tragédia continua no século 21”, afirma Cyda Moreno, atriz e idealizadora da peça.  

A atriz Márcia Santos, escritora da peça, afirma que se envolveu com o projeto desde que recebeu o convite de Cyda Moreno. "Eu mergulhei nessa pesquisa não apenas pela Luiza Mahin, mas também por essas mães que passam por essa experiência terrível de terem seus filhos arrancados", argumenta.  

A equipe do espetáculo é formada por artistas negros com trajetória no cenário artístico brasileiro. Édio Nunes, diretor geral e corporal, Jorge Maya, diretor musical e vocal, Wanderlei Gomes, figurinista e cenógrafo, Regina Café, percussionista, Mandara Luiza, editora do vídeo, e os atores Cyda Moreno, Márcia Santos, Márcia do Valle, Jonathan Fontella e Taís Alves.  

Toda a programação do 53º Festival de Inverno UFMG é gratuita e pode ser acompanhada no Canal da DAC noTube.  

Entrevistadas: Cyda Moreno – atriz, produtora e idealizadora; Márcia Santos - atriz, produtora e escritora

Equipe: Miryam Cruz (produção e reportagem); Otávio Zonatto (edição de imagens); Naiana Andrade (edição de conteúdo)