Arte e Cultura

Festival tem ‘aperitivo’ nesta semana

A pouco mais de um mês do 48º Festival de Inverno, a UFMG promove, nesta semana, uma espécie de “aquecimento” para o evento, com show, dois minicursos, conferência, sessões de autógrafos de livros da Editora UFMG e mostra de videoarte. O Pré-Festival de Inverno será aberto amanhã, 14, às 14h, no auditório 1007 da Faculdade de Letras, com apresentação do instrumentista Paulo Santos, integrante do Grupo Uakti, extinto no fim do ano passado.

Todas as atividades são gratuitas. Os minicursos vão oferecer certificados e demandam inscrição, que poderá ser feita até o fim do dia de hoje, por meio de formulário on-line.

O primeiro minicurso será ministrado pelo professor Ernani Maletta. Interações artísticas: interdisciplinaridade e polifonia é o título da atividade, que ocorrerá das 16h30 às 19h30, na Faculdade de Letras. No minicurso, serão discutidas as múltiplas formas de interação de expressões artísticas com base nos conceitos de interdisciplinaridade e de polifonia cênica.

Na quarta-feira, terá início o segundo minicurso, que prossegue nos dias 16 e 17 (quinta e sexta), das 16h às 19h, também no auditório 1007. A atividade, denominada Sair do território – arte cênica, tradição e transdisciplinaridade, será ministrada pela diretora de teatro Maria Thais Lima Santos, professora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Diretora de espetáculos como Cabras, Maria Thais discutirá as conexões entre os saberes do teatro e os da tradição.

Cena do espetáculo Cabras, dirigido por Maria Thais Lima Santos
Cena do espetáculo Cabras, dirigido por Maria Thais Lima Santos Divulgação / DAC-UFMG

“O Festival ocorre no período de férias, e muitos alunos acabam não conseguindo participar das atividades, já que nessa época eles voltam para as cidades de origem. Com o Pré-Festival, eles terão a oportunidade de conhecer e participar”, justifica a professora Mônica Medeiros Ribeiro, coordenadora geral do Festival e professora da Escola de Belas-Artes (EBA).

A programação e a proposta conceitual do evento podem ser consultadas pela internet.