Notícias Externas

Filha com síndrome de Down inspira autora de livro infantil na criação de mundo fantástico

Garota de nove anos virou personagem nas histórias da mãe, criadas após ensaio fotográfico em que posava em cenário e com roupas medievais

Cristiane e Valentina: autora e filha, que inspirou obra literária
Cristiane e Valentina: autora e filha, que inspirou livroDivulgação

Valentina é uma menina escolhida para uma importante missão: ajudar a salvar um lugar especial. Ao longo do caminho, a personagem passa por conflitos e encontra seres especiais, como uma coruja questionadora, um anão pessimista e um gigante bondoso. Essa é a história de A Bellinte, livro escrito por Cristiane Pinheiro, sob inspiração das fotografias de sua pequena filha.

“Eu sempre gostei muito de escrever e toda vez que publicava alguma foto da minha filha nas redes sociais, gostava de escrever algo sobre a foto ou alguma coisa que ela me inspirava no momento”, explicou Cristiane Pinheiro, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 8 de janeiro.

Valentina Pinheiro Rocha, a filha de Cristiane, é nasceu em Passos, no sudoeste de Minas Gerais, e tem apenas nove anos. A garota, que tem síndrome de Down, virou personagem de um mundo fantástico nas histórias da mãe após um ensaio fotográfico, em que Valentina posava em cenário e com roupas medievais, cenas que lembram o universo dos clássicos infantis.

“Quando eu olhei as fotos, elas foram conversando comigo, levando-me a um mundo diferente, um mundo mágico. Então eu comecei a escrever a história e ia publicando nas redes sociais. As pessoas começaram a seguir e, em cada foto que eu publicava, eu escrevia uma pequena parte do livro”, afirmou.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-08-01-2018.mp3

A obra, que pode ser adquirida no Mercado Livre, deve ganhar versões em e-book, em espanhol e em inglês. Outras informações sobre o livro podem ser consultadas na página de A Bellinte no Facebook.