Ensino

Formação transversal em 'Culturas em movimento e processos criativos’ tem início hoje

dsfdsafdsfdsf

Imagem: Lara Fernandes / UFMG

Nesta quarta-feira, 15, às 9h30, o auditório do 2º andar da Biblioteca Central vai abrigar a sessão inaugural da formação transversal Culturas em movimento e processos criativos, organizada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC).

A abertura do evento será realizada às 9h30. Em seguida, às 10h, terá início a mesa-redonda Processos criativos e transversalidades, da qual vão participar quatro professores da UFMG, que debaterão essa modalidade inovadora de formação: a diretora de Ação Cultural, Leda Maria Martins, que é professora da Faculdade de Letras (Fale), Lucia Castello Branco, também da Fale, Marcos Vinicius Bortolus, professor da Escola de Engenharia e Cristiano Cezarino, da Escola de Arquitetura.

Criatividade e movimento
A formação transversal Culturas em movimento e processos criativos é composta de seminários e de disciplinas que apostam em formatos metodológicos inovadores.

O percurso acadêmico conta com duas inovações: os Laboratórios transversais, em que o aluno se insere na rotina de laboratórios, grupos de pesquisa e projetos extensionistas da Universidade, e o Passaporte cultural, no qual o aluno é convidado à fruição de produções artísticas e culturais de linguagens variadas, que renderão créditos acadêmicos.

A sessão inaugural da formação, ocasião em que se pode também obter mais informações sobre essa oportunidade, é aberta ao público amplo.

Tempo pós-disciplinar
Formações transversais são trajetos formativos não convencionais, compostos de conjuntos de disciplinas tematicamente articuladas. A ideia é que tal articulação resulte em competências específicas, diferentes daquelas proporcionadas pelas formações tradicionais.

Nas formações transversais, o aluno pode cursar uma ou várias disciplinas avulsas, que resultam em créditos de formação livre. Caso integralize as 360 horas ofertadas no percurso, o aluno recebe um certificado específico.