Arte e Cultura

Palestra de fotojornalista da Al Jazeera abre formação transversal em estudos internacionais

Showkat Shafi vai discorrer sobre o seu trabalho de documentação da crise humanitária em Bangladesh

Showkat Shafi retratou uma centena de refugiados
Showkat Shafi retratou uma centena de refugiados Arquivo Pessoal

A recém-criada Formação Transversal em Estudos Internacionais terá sua aula inaugural na próxima terça-feira, dia 3. O fotojornalista Showkat Shafi, do canal de notícias Al Jazeera, que documentou a crise humanitária em Bangladesh, fará uma conferência sobre as 100 faces dos refugiados Rohingya.

Shafi, que esteve na UFMG há dois anos, vai apresentar retratos de 100 refugiados, entre eles crianças e idosos, que integravam a leva de 730 mil Rohingya – minoria muçulmana apátrida de Mianmar –, que foram forçados, a partir de meados de 2017, a fugir para Bangladesh pelo exército do país. O êxodo cresceu e dezenas de milhares de tendas improvisadas foram erguidas apressadamente. Showkat viajou para Bangladesh e começou a documentar a crise humanitária que se desenrolava. Seis meses depois de sua primeira ida, o fotojornalista retornou ao país e conversou com os sobreviventes, com o propósito de dar visibilidade à sua história.

Showkat Shafi trabalha na Al Jazeera English, em Doha, no Qatar, como fotojornalista e já realizou coberturas internacionais na Áustria, no Butão, em Nepal, em Bangladesh, em Israel, na Palestina,  no Alasca (EUA) e no Qatar. Shafi também trabalhou no subcontinente indiano documentando as vidas, lutas e resiliência de grupos perseguidos e marginalizados.

Mestre em Jornalismo pela Kashmir University na Índia, Shafi teve ensaios fotográficos reconhecidos mundialmente por entidades de grande prestígio. Ele foi o vencedor do Drum Online Media Award de melhor fotografia, em 2017.

A aula inaugural será realizada no auditório A104 do CAD 2, a partir das 11h15. Aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia, a apresentação será em inglês, sem tradução simultânea.