Pesquisa e Inovação

Grupo da Faculdade de Educação inicia pesquisa sobre convivência escolar

Objetivo é conhecer estratégias, ações e políticas desenvolvidas pelas secretarias de educação de estados e municípios para cuidar do bem-estar nas escolas

Um dos objetivos
Dificuldades relacionadas à volta às aulas presenciais conferem mais relevância aos estudos sobre clima escolarFoto: Arquivo Agência Brasil

Para mapear as ações sobre clima escolar, convivência, bem-estar e prevenção de violências nas escolas brasileiras, pesquisadores da Faculdade de Educação da UFMG realizam a pesquisa Gestão das redes de ensino e clima escolar. Segundo o grupo, o tema ganha ainda mais relevância em razão das crescentes dificuldades observadas no contexto do retorno às aulas presenciais.

As professoras Flavia Pereira Xavier e Valéria Cristina de Oliveira, do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede), coordenam a iniciativa. A primeira parte da pesquisa consiste na aplicação de um questionário que deve ser respondido por secretarias municipais e estaduais de Educação de todo o país. “Sabemos que desenhar políticas para responder a essa demanda é um desafio para todas as secretarias, e, por isso, é crucial a produção de conhecimentos a respeito”, afirma Valéria Oliveira.

O questionário deve ser preenchido on-line pelos representantes das secretarias que conheçam mais de perto as estratégias no campo da segurança e do bem-estar da comunidade escolar.

Na segunda parte do trabalho, algumas secretarias serão convidadas a conceder entrevistas qualitativas que darão ao grupo de pesquisa mais informações sobre as boas práticas em políticas públicas para melhorar a convivência em escolas.

O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com o Centro Lemann de Liderança para a Equidade e com a empresa de pesquisa OPUS, responsável pela coleta dos dados também por telefone.