Lazer e esporte

Grupo Sarandeiros da UFMG oferece aulas de dança online

Aulas contam com ritmos como frevo, boi bumbá e maracatu

Durante o período de isolamento social, em função da pandemia de covid-19, o Grupo de Dança e Ritmos Sarandeiros da UFMG, realizou adaptações de agenda e vem compartilhando aulas de danças tradicionais brasileiras por meio de suas redes sociais. As videoaulas e lives são preparadas e ministradas de forma remota por integrantes e ex-integrantes do grupo. O conteúdo está disponível no InstagramFacebook e Youtube, e conta com coreografias de ritmos como frevo, boi bumbá e maracatu. 

Durante a quarentena, o grupo também está compartilhando vídeos de apresentações de palco realizadas nos últimos anos. O Grupo Sarandeiros surgiu a partir de projeto de extensão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), e completa 40 anos em 2020, tendo sido fundado em 1980 pelas professoras Marilene Lima e Vera Soares.  

Sob direção do coreógrafo e atual professor de Folclore e Dança da UFMG, Gustavo Côrtes, que assumiu em 1997, o grupo Sarandeiros atualmente permite a entrada de bailarinos de outras companhias e demais interessados. Anualmente, são realizadas audições para seleção de novos integrantes para o grupo. Para mais informações, acesse http://projetos.eeffto.ufmg.br/sarandeiros. 

Equipe: Daiany Nogueira (produção); Cedoc TV UFMG, Grupo Sarandeiros (imagens);  

Marcia Botelho (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo);