Arte e Cultura

Palestras e espetáculo teatral são atrações de hoje no Festival de Verão

A noção de sagrado para os indígenas e o teatro negro serão temas abordados

Avelin
Avelin Kambiwá vai ministrar oficina e palestraFoto: Mariana Bastani Ribeiro

A partir de hoje, 6, até o fim do Festival de Verão UFMG, dia 8, o miniauditório do Conservatório UFMG vai receber palestras com abordagens variadas.

Nesta terça-feira, às 10h, a indígena Avelin Buniacá Kambiwá, socióloga e especialista em gênero, raça e ensinos religiosos, fala sobre O sagrado no cotidiano indígena. Na comunicação, ela aborda a figura da “Mãe Jurema” nos processos de organização do cotidiano e do pensar indígena.

O convite ressalta que o evento é destinado a “pessoas que respeitam as tradições indígenas e que buscam respostas para a vida fora do modelo ocidental de felicidade”. Todas as palestras do festival são gratuitas.

Marcos Alexandre escreveu
Marcos Alexandre: livro sobre dramaturgia negraFoto: Matheus Soriedem

Às 11h, o mesmo espaço vai abrigar a palestra Olhares expandidos a partir da perspectiva do teatro negro, que será ministrada por Marcos Antônio Alexandre, professor da Faculdade de Letras da UFMG, que também ministra disciplinas no curso de Teatro, na Escola de Belas Artes.

“O lugar do negro nas artes cênicas é o foco dessa leitura, que busca lançar um olhar atento sobre a cena negra no teatro de Belo Horizonte e tecer reflexões com base no livro O teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e Cuba”, explica o professor, na sinopse da atividade. De sua autoria, o livro foi publicado em 2017 pela editora Malê.

Falando em teatro...
Às 20h, no Centro Cultural UFMG, a companhia Teatro 171 vai apresentar o espetáculo Territórios. Sob a perspectiva do teatro-documentário, a peça aborda temas complexos, como as invasões de território, a questão dos refugiados, o crime ambiental que resultou na tragédia de Bento Rodrigues, entre outros.

Haverá uma segunda apresentação do espetáculo amanhã (quarta-feira, 7), no mesmo horário e local. Toda a programação cultural do Festival de Verão da UFMG é gratuita. Saiba mais sobre o espetáculo em vídeo produzido pela TV UFMG.

O Centro Cultural UFMG está localizado na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. O Conservatório fica na Avenida Afonso Pena, 1.534. Atualizações sobre o Festival de Verão podem ser obtidas no site do evento, no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Espetáculo teatral
Espetáculo 'Territórios', da companhia Teatro 171Foto: Alexandre Rezende