ICB oferta disciplina optativa sobre sexualidade na adolescência

Conceitos serão explicados por meio de jogos, exercícios teatrais e oficinas

A boneca Meninagê, mascote do projeto
A boneca Meninagê, mascote do projeto Arquivo Laboratório de Embriologia / ICB

Neste semestre, o Laboratório de Embriologia do ICB vai ofertar, como módulo de formação em extensão universitária, a disciplina optativa Tópicos em Ciências Biológicas II (ICB-016) – a embriologia no contexto social. A disciplina versará sobre aspectos da sexualidade, desenvolvimento de métodos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino da embriologia e ações educativas destinadas a alunos pré-adolescentes do ensino fundamental.

De acordo com a professora Gerluza Aparecida Borges Silva, coordenadora do Laboratório de Apoio Didático de Embriologia do Departamento de Morfologia, “o objetivo é criar estratégias lúdicas (games, teatro, oficinas) para compartilhar informações com as crianças e os pais, sempre com foco na autoestima, além de ajudar na formação de professores”.

Aberta a alunos do curso de Ciências Biológicas a partir do quinto período, a formação tem 15 vagas. As aulas teóricas serão às terças-feiras, das 19h às 20h40, de março a junho, nos Laboratórios de Embriologia J2-181 e Q2-74. As aulas práticas ocorrerão em alguns sábados (a definir), das 10h às 11h40, e também haverá eventos esporádicos nas escolas, no período da tarde, em datas a confirmar.

Com carga horária de 60 horas (que equivalem a quatro créditos), divididas igualmente entre teoria e prática, a formação vai propiciar a produção de materiais didáticos sobre sexualidade e gravidez e exercícios teatrais, entre outras atividades.

As inscrições deverão ser realizadas na segunda fase da matrícula dos veteranos da graduação, que fica aberta no Siga UFMG de 16 a 19 de fevereiro e é reservada à inclusão de atividades optativas. Mais informações podem ser solicitadas às professoras Gerluza Borges e Alinne Costa pelos e-mails gerluzab@gmail.com e alinnecarmocosta@gmail.com.

Formação em extensão universitária
A disciplina integra a formação em extensão universitária, que é fruto de parceria entre as pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd) e existe desde 2016. O objetivo é incentivar a oferta de disciplinas que favoreçam a inserção de projetos de extensão nos currículos de graduação da Universidade.

Os colegiados de cursos de graduação, colegiados especiais ou estruturas equivalentes propõem atividades nas quais a matrícula está atrelada a uma carga horária com programa, metodologia e avaliação das atividades de extensão, semelhante ao que ocorre na graduação.

Com Assessoria de Comunicação da Proex