Ensino

IEAT oferecerá disciplina sobre transdisciplinaridade na pesquisa no segundo período letivo

Desafios contemporâneos de diferentes áreas do conhecimento serão abordados

Conceitos e desafios teóricos e metodológicos associados à transdisciplinaridade em interface com as fronteiras do conhecimento serão abordados na disciplina Tópicos em estudo transdisciplinares – fronteiras do conhecimento: em busca da transdisciplinaridade, organizada pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.

Aberta a estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade, a disciplina será ministrada por professores residentes do IEAT e convidados que atuam em projetos de pesquisa vinculados ao Programa Capes-PrInt da UFMG. As aulas ocorrerão de 24 de agosto a 14 de dezembro, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h30, em local a ser definido.

Bandeiras de Minas Gerais, do Brasil e da UFMG hasteadas em frente ao prédio da Reitoria: disciplina tem como eixos os temas que compõem a matriz do projeto de internacionalização da pós-graduaçãoFoca Lisboa | UFMG

A disciplina promove reflexões sobre pesquisas realizadas e em andamento na UFMG com base em quatro eixos temáticos: Sustentabilidade, manejo de risco e governança, Novas tecnologias, Saúde e bem-estar e Direitos humanos. Esses quatro temas compõem a matriz do projeto institucional de internacionalização da pós-graduação da UFMG, que visa fornecer, a graduandos e pós-graduandos, a possibilidade de debatê-los por meio de abordagem transversal e transdisciplinar.

Matrículas
Os estudantes dos cursos de graduação poderão se matricular na disciplina na modalidade Formação Livre, por meio do Sistema Acadêmico da Graduação (Siga), nos dias 29 e 30 de agosto. São ofertadas 50 vagas. O código da disciplina é UNI196.

Os estudantes da pós-graduação, por sua vez, podem cursar a disciplina na modalidade optativa em três cursos: DIP DIR899 (Direito), LIG961 (Estudos Linguísticos) e ECI847 (Ciência da Informação). São ofertadas 50 vagas.

Para os estudantes dos demais programas de pós-graduação, a matrícula pode ser feita na modalidade disciplina eletiva. O calendário e instruções estão disponíveis nos sites dos programas de pós-graduação da UFMG, e o procedimento de matrícula deve ser feito no sistema Minha UFMG.

Nos cursos em que a matrícula já tenha se encerrado, os estudantes devem solicitar o acerto nas secretarias dos programas de pós-Graduação. Em caso de ofertas de vagas, a disciplina será ofertada para a comunidade externa como disciplina isolada.