Pesquisa e Inovação

Inscrições abertas para bolsas de iniciação científica em museus da UFMG

Projetos devem abordar áreas como salvaguarda de patrimônio, produção de diagnósticos e gestão museológica

Museu de Minas e Mineralogia da Escola de Engenharia
Museu de Minas e Mineralogia da Escola de Engenharia Divulgação

Estão abertas, até 23 de janeiro, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Interface com a Extensão da UFMG. O objetivo do programa – que atende docentes da UFMG e tem foco na interface de pesquisa e extensão – é selecionar propostas de orientadores de projetos de pesquisa, que têm como objeto museus e espaços de ciência e cultura da UFMG.

O programa foi criado para propiciar a estudantes da graduação a oportunidade de participar de atividades de pesquisa no âmbito da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. As bolsas terão vigência de 12 (doze) meses, contados a partir de 1º de março de 2020.

As propostas deverão estar obrigatoriamente vinculadas a programas ou projetos de extensão registrados no Sistema de Informação da Extensão (Siex UFMG).

Os projetos devem abordar as seguintes áreas temáticas: salvaguarda de patrimônio científico e cultural (documentação museológica, conservação, restauração e preservação de acervos científicos e culturais e formação do acervo); pesquisa temática (acervo, reserva técnica, exposição, arquivo, biblioteca, história); pesquisa de público; produção de diagnósticos e indicadores museológicos; acessibilidade e inclusão; gestão museológica (elaboração de plano museológico, política de acervo, planejamento e execução de exposições)

As inscrições devem feitas por meio do formulário on-line disponível no Sistema de Fomento da UFMG.

O Programa é uma parceria das pró-reitorias de Pesquisa (PRPq) e de Extensão (Proex) da UFMG.

A divulgação da lista dos aprovados está prevista para 3 de fevereiro, e o resultado final será anunciado a partir de 18 de fevereiro. Os bolsistas poderão ser indicados a partir de 5 de março.

Veja o edital.

Com assessoria de comunicação da Proex