Extensão

Inscrições para oficinas da primeira Jornada de Língua Inglesa terminam na terça-feira

Terminam na próxima terça-feira, 21, às 11h59, as inscrições para as oficinas que compõem a programação da primeira Jornada de Língua Inglesa da UFMG, que ocorre três dias depois, na sexta-feira, 24. Os interessados podem se inscrever, em apenas uma oficina, por meio de formulário disponível no site da DRI.

As outras atividades do evento, destinado à comunidade da UFMG e a professores da rede pública de ensino, não exigem inscrição prévia. Entre as discussões propostas, estão estratégias para formação de professores e a importância do desenvolvimento linguístico dos envolvidos no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras.

Deise Dutra, assessora de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais
Deise Dutra, assessora de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais Foto: Foca Lisboa / UFMG

Segundo Deise Dutra, assessora de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e professora da Faculdade de Letras (Fale), a Jornada é um desdobramento do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF), que tem o objetivo de promover a aprendizagem de línguas estrangeiras para sustentar o processo de internacionalização da Universidade.

Programação
Na abertura do evento, às 8h30 do dia 24, será realizada a mesa-redonda Programas de extensão e formação de professores, coordenada pelas professoras Ana Maria Barcelos (UFV) e Maralice de Souza Neves (UFMG). A partir das 10h15, serão formados grupos de trabalho para discutir temas como Pesquisa dos núcleos de línguas do programa Inglês Sem FronteirasPesquisa sobre formação de professoresReunião dos English Teaching Assistants (ETAs – Fulbright/Capes) do programa Inglês sem Fronteiras.

A programação segue ao longo da tarde: das 13h30 às 16h, membros da comunidade universitária da UFMG e professores da rede pública poderão participar de oficinas que abordarão temas como pronúncia, uso de filmes, jogos ou aplicativos no processo de aprendizagem, preparação para o TOEFL ITP e contraste entre culturas. As oficinas terão lugar na Fale e no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2).

Às 16h30, ocorre a última mesa-redonda, com o tema A relação entre o Programa Idiomas Sem Fronteiras e a formação de professores, coordenada pela professora Deise Dutra e pela assessora da Secretaria de Educação Superior do MEC, Denise Abreu e Lima.

Com Assessoria de Comunicação da Diretoria de Relações Internacionais