Notícias Externas

Jornal UFMG apresenta série sobre os 60 anos do tratado que originou a União Europeia

O Tratado de Roma, acordo que lançou as bases da União Europeia, completa 60 anos no dia 25 de março. O aniversário, no entanto, ocorre em meio ao início das negociações para a saída do Reino Unido. Na primeira entrevista da série “60 anos da União Europeia: qual o futuro do bloco?”, a professora da Universidade de Brasília Julie Schmied explica o que motivou a criação do bloco, a relação política e econômica entre os países membros e avalia se a saída do Reino Unido pode enfraquecer a União Europeia. A conversa é com o jornalista Gustavo Cunha.

Teste

Favorita nas eleições da França, Marine Le Pen promete plebiscito sobre permanência do país na União Europeia, assim como ocorreu no Reino Unido. Se França se retirar, será o fim do bloco, avalia professor da USP Kai Enno Lehmann na segunda entrevista da série “60 anos da União Europeia: qual o futuro do bloco?”. A conversa é com a jornalista Paula Alkmim.

Teste

Movimentos nacionalistas, xenófobos e contra a acolhida de refugiados ameaçam o futuro e a coesão da União Europeia no momento em que bloco completa 60 anos, avalia professor do Ibmec Oswaldo Dehon na terceira entrevista da série “60 anos da União Europeia: qual o futuro do bloco?”. A conversa é com a jornalista Vanessa Bugre.

Teste

Diante do Brexit e da crise da Grécia, líderes europeus questionam se seria a hora de abandonar a moeda única criada para facilitar as transações comerciais. Mas para especialista da UNB, seria impensável acabar com o Euro. O futuro do Euro é tema da quarta entrevista da série “60 anos da União Europeia: qual o futuro do bloco?”. A jornalista Vanessa Bugre conversou com o professor de Relações Internacionais da UNB, Estevão Rezende Martins.

Teste