Institucional

José Renan da Cunha Melo, da Medicina, recebe título de professor emérito

O professor José Renan da Cunha Melo dedicou, como docente, 45 anos à Faculdade.
O professor José Renan da Cunha Melo dedicou, como docente, 45 anos à Faculdade. Carol Morena I Faculdade de Medicina

Em solenidade na próxima quinta, 7 de abril, o professor José Renan da Cunha Melo, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina, vai receber o título de professor Emérito da UFMG. A cerimônia de entrega terá início às 19h, no Salão Nobre da unidade. A homenagem é conferida a docentes aposentados que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica.

Especialista em cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo, José Renan dedicou, como docente, 45 anos à Faculdade, com participação em diversas áreas. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia e coordenador do Grupo IV – Fígado, Vias Biliares, Pâncreas e Baço – do Instituto Alfa de Gastroenterolologia, no Hospital das Clínicas da UFMG. Foi representante da área Medicina III da Capes e membro dos comitês de Avaliação da Fapemig e do CNPq. Em 2009, recebeu o Prêmio Fundep.

José Renan da Cunha Melo lecionou as disciplinas de Técnica Operatória, Cirurgia Ambulatorial, Clínica Cirúrgica e Internato em Cirurgia. Treinou residentes em cirurgia e orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado dos Programas de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia e em Patologia.

Graduado na UFMG em 1968, José Renan fez mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) e doutorado em Cirurgia, ambos na Universidade. É graduado também em Veterinária e em Direito. Iniciou suas atividades na Faculdade de Medicina em 1971 e se tornou professor titular em 1991.

(Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina)