Pesquisa e Inovação

Laboratório participa de estudo com calçado infantil que simula o solo natural durante a pisada

Sapato Noeh ajuda a evitar a pisada torta ou o pé plano, problemas que afetam o sistema musculoesquelético da criança

Desde 2016, a  Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), por meio do Laboratório de Análise de Movimento (LAM), contribui no desenvolvimento de pesquisas propostas pela empresa Noeh Baby, criada pela designer e pesquisadora mineira Ana Paula Lage. A parceria resultou na criação do sapato Noeh, calçado biomimético que simula o solo natural durante a pisada da criança, o que contribui para o desenvolvimento adequado do pé infantil. 

A fase de marcha independente corresponde aos primeiros 18 meses de vida do bebê, período em que o balanço e a caminhada são introduzidos em seu dia a dia. Por conta da evolução humana, é importante que essa fase seja vivida em meio a solos naturais, como grama, areia e terra. Assim, os pés se desenvolvem melhor, evitando problemas como a pisada torta ou o pé plano, que interferem em todo o sistema musculoesquelético. Entretanto, para crianças urbanas, que moram em lugares sem contato com áreas naturais, esses estímulos não existem, o que justifica uma iniciativa como o Noeh. 

Epidermólise bolhosa
No início de 2020, pesquisadores do LAM e da Noeh Baby começaram a estudar os benefícios do calçado biomimético também em crianças atípicas, especialmente as acometidas pela epidermólise bolhosa (EB), variação genética que favorece a formação de bolhas na pele causadas por pequenos atritos ou traumas. A pesquisa iniciou-se com a participação da ONG SOS EB Kids, que ajuda crianças brasileiras com EB, no projeto Noeh Outra Vez, responsável por recolher os calçados usados, revitalizá-los e enviá-los a crianças atípicas em todo o país. 

Após um ano e meio de idealização e desenvolvimento remoto, a pesquisa tem apresentado resultados positivos tanto nos testes com as crianças quanto nas avaliações qualitativas realizadas com  pais e responsáveis. Em entrevista à TV UFMG, Ana Paula Lage e o professor Thales Souza, coordenador do LAM, falam sobre a parceria responsável pela criação e evolução dos calçados.

Equipe: Vitória Fonseca (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo).