Leitura mediada de textos de ciências na educação básica é tema de e-book produzido pela FaE
Publicação que aborda a importância da prática é destinada a professores de escolas da Grande BH
Prática pedagógica ainda incipiente nas aulas de ciências, a leitura mediada pode ser uma aliada dos professores da educação básica – em formação ou em atuação – na explicação de fenômenos e conceitos abstratos. A fim de auxiliar docentes de disciplinas como química, física e biologia, o projeto de extensão Mediações: ensinar ciências pelo mediar leituras, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, lançou o e-book Leituras no ensino das ciências. A iniciativa teve apoio financeiro da Pró-reitoria de Extensão da UFMG (Proex), por meio de edital que fomenta o desenvolvimento de materiais destinados às redes públicas de educação infantil, básica ou profissional.
Disponível em versão digital, a publicação foi concebida para ser distribuída de forma gratuita nas escolas de Belo Horizonte e região metropolitana. O foco é a importância da mediação docente na leitura de textos de ciências em sala de aula. O professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FaE Célio Silveira, coordenador do projeto e autor do e-book, ressalta que o livro foi pensado para mediar as interações com os sujeitos envolvidos. “Ele não é um manual ou uma receita, mas busca indicar os caminhos que os docentes poderão seguir no enfrentamento dos desafios e especificidades envolvidos na leitura desses textos”, afirma Silveira. O e-book foi produzido em colaboração com os estudantes de licenciatura Giovana de Castro (Ciências Biológicas) e Arthur Del Rio (Química).
O material foi elaborado com apoio de professores e estudantes de cursos de licenciatura da UFMG e de docentes da educação básica, que participaram do planejamento e das pesquisas que deram origem ao livro. Célio Silveira explica que o papel da leitura nos processos de ensino e aprendizagem foi identificado por meio de pesquisas sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores.
Formação docente
Também no âmbito do projeto Mediações: ensinar ciências pelo mediar leituras, está prevista a elaboração de outros materiais didáticos e a oferta gratuita de oficinas para os professores das escolas. As atividades, suspensas durante a pandemia, serão realizadas presencialmente na FaE e oferecidas também de forma remota, com atividades síncronas em datas que serão divulgadas posteriormente. O objetivo desses encontros é ampliar o debate sobre a temática do e-book, compartilhar conhecimentos e experiências e contribuir para a formação de professores, licenciandos e alunos de ciências da educação básica, estreitando, assim, as relações entre a Universidade e as escolas.
Outras informações sobre o projeto, em especial as oficinas e os materiais em produção, podem ser obtidas pelo e-mail leituradecienciasnaescola@gmail.com.