Extensão

Leitura mediada de textos de ciências na educação básica é tema de e-book produzido pela FaE

Publicação que aborda a importância da prática é destinada a professores de escolas da Grande BH

Material foi pensado para mediar as interações com os professores envolvidos na leitura de textos didáticos de ciências
Material busca mediar as interações com os professores envolvidos na leitura de textos didáticos de ciências Reprodução / Arte da capa do e-book

Prática pedagógica ainda incipiente nas aulas de ciências, a leitura mediada pode ser uma aliada dos professores da educação básica – em formação ou em atuação – na explicação de fenômenos e conceitos abstratos. A fim de auxiliar docentes de disciplinas como química, física e biologia, o projeto de extensão Mediações: ensinar ciências pelo mediar leituras, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, lançou o e-book Leituras no ensino das ciências. A iniciativa teve apoio financeiro da Pró-reitoria de Extensão da UFMG (Proex), por meio de edital que fomenta o desenvolvimento de materiais destinados às redes públicas de educação infantil, básica ou profissional.

Disponível em versão digital, a publicação foi concebida para ser distribuída de forma gratuita nas escolas de Belo Horizonte e região metropolitana. O foco é a importância da mediação docente na leitura de textos de ciências em sala de aula. O professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FaE Célio Silveira, coordenador do projeto e autor do e-book, ressalta que o livro foi pensado para mediar as interações com os sujeitos envolvidos. “Ele não é um manual ou uma receita, mas busca indicar os caminhos que os docentes poderão seguir no enfrentamento dos desafios e especificidades envolvidos na leitura desses textos”, afirma Silveira. O e-book foi produzido em colaboração com os estudantes de licenciatura Giovana de Castro (Ciências Biológicas) e Arthur Del Rio (Química).

O material foi elaborado com apoio de professores e estudantes de cursos de licenciatura da UFMG e de docentes da educação básica, que participaram do planejamento e das pesquisas que deram origem ao livro. Célio Silveira explica que o papel da leitura nos processos de ensino e aprendizagem foi identificado por meio de pesquisas sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores.

Formação docente
Também no âmbito do projeto Mediações: ensinar ciências pelo mediar leituras, está prevista a elaboração de outros materiais didáticos e a oferta gratuita de oficinas para os professores das escolas. As atividades, suspensas durante a pandemia, serão realizadas presencialmente na FaE e oferecidas também de forma remota, com atividades síncronas em datas que serão divulgadas posteriormente. O objetivo desses encontros é ampliar o debate sobre a temática do e-book, compartilhar conhecimentos e experiências e contribuir para a formação de professores, licenciandos e alunos de ciências da educação básica, estreitando, assim, as relações entre a Universidade e as escolas.

Outras informações sobre o projeto, em especial as oficinas e os materiais em produção, podem ser obtidas pelo e-mail leituradecienciasnaescola@gmail.com.

Com Assessoria de Comunicação da Proex