Arte e Cultura

Leitura sobre o Hospital Colônia de Barbacena é apresentada no projeto 'Aulas abertas'

Convidado deste mês é o gravurista e professor Clébio Maduro, aposentado da Escola de Belas Artes

Professor da Escola de Belas Artes (EBA), em 2011, foi o primeiro premiado da Bienal Internacional de Gravura de Santos.
Clébio Maduro: arte sobre as dores dos internos Arquivo pessoal

Neste mês de dezembro, o projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG, recebe o desenhista, gravador e professor Clébio Maduro. Por meio de suas gravuras, ele apresentou uma Leitura bidimensional sobre o Hospital Colônia de Barbacena. O vídeo está disponível no YouTube.

Clébio propõe reflexão sobre o hospital psiquiátrico que estigmatizou Barbacena, município mineiro, como a “cidade dos loucos”. Após assistir a um documentário que contava as experiências dos internos no primeiro manicômio de Minas Gerais, o desenhista criou uma série impactante de gravuras onde estão impressas as dores vivenciadas naquele lugar, principalmente pelas mulheres — traduzidas em Holocausto feminino.  As obras Banho de sol, Centro S.P. e Jogo da velha valeram ao artista o primeiro prêmio na Bienal Internacional de Gravura de Santos, em 2011.

Segundo Fernanda Medina, médica psiquiatra e doutora em história da arte, as imagens produzidas no Hospital Colônia assombraram o artista, que, por meio da arte, buscou, durante três décadas, lidar com o sentimento. “Clébio não poupa o espectador da angústia, da solidão, do desespero vivenciado naqueles pavilhões. Ele não usa eufemismos. Ao contrário, suas imagens são uma espécie de denúncia. Por trás da sutileza de suas linhas e do rigor de sua composição, marcas de sua obra, o que enxergamos são os olhos e a alma da loucura”, afirma.

Prêmios e cursos
Clébio Maduro é desenhista, gravador e ex-professor de gravura da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. De 1972 a 2020 participou de 120 exposições coletivas e 16 individuais, incluindo 59 participações em vários salões nacionais,  e conquistou 12 premiações.

Clébio ministra cursos de gravura e desenho nas principais cidades históricas de Minas Gerais. O professor realizou 106 trabalhos intitulados de Obras gráficas, que estão expostos no edifício da Reitoria da UFMG.

Conhecimento crítico
O projeto foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público. Os vídeos não contêm aulas, propriamente; professores, pesquisadores e artistas propõem discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano.

Com assessoria de comunicação do Centro Cultural UFMG